TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O presente trabalho tem como tema: Desenvolvimento Intencional.

Por:   •  27/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 7

1.Introdução

Neste início do século vinte e um, o estudo do desenvolvimento psicológico ou do desenvolvimento humano (expressões que, nesta tese, usaremos indistintamente) está marcado de forma indelével pela consolidação de modelos teóricos que enfatizam a existência de relações, dinâmicas e integradas, entre níveis distintos de organização implicados no funcionamento humano. O fenómeno da intencionalidade tem sido tema central de inúmeras discussões na filosofia da mente e nas ciências cognitivas nas últimas quatro décadas, principalmente após a “revolução cognitiva” na década de 60 e o desenvolvimento dos modelos de Inteligência

Artificial.

O presente trabalho tem como tema: Desenvolvimento Intencional.

Com o trabalho pretendo analisar o desenvolvimento intencional de 3 jovens nas idades compreendidas entre 19 a 26 anos.

1.1. Metodologia e fontes.

Com o intuito de atingirmos os objectivos propostos neste trabalho, foram adoptados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas, concentrados nas seguintes técnicas: Recolha, selecção e classificação de alguns documentos consulta bibliográfica, apreciação de artigos que versam sobre o assunto em análise, entrevistas semi-estruturadas com as pessoas através de um estudo de vida.

2.Desenvolvimento intencional

Brandtstadter & Lemer (1999) tomam a intencionalidade como uma dimensão indispensável para explicar o desenvolvimento psicológico e compreender o modo como as pessoas constroem as diversas fases do seu desenvolvimento pessoal ao longo do ciclo de vida. O desenvolvimento intencional tem por base "knowledge systems, identity goals, and self-regulatory skills", tomando-se particularmente saliente durante períodos de transição (da adolescência para a vida adulta, desta para a velhice...), quando as tarefas desenvolvimentais relativas à formação da identidade e à definição de um "eu" autónomo tomam-se preocupações centrais e mobilizam os recursos individuais de adaptação.

A partir daqui, a relação entre acção e desenvolvimento ganha um novo sentido quando mediada pela intencionalidade, (Brandtstadter & Lerner, 1999, p. XII), permanecendo, no entanto, a ideia segundo a qual as convicções, os valores e os objectivos que orientam as actividades de desenvolvimento intencional.

3.Estudo de caso

Neste estudo fiz três entrevistas a jovens que estão na faixa etária dos 19 aos 26 anos de idade, para perceber-se o desenvolvimento intencional dos jovens desta faixa etária.

Joana (21 anos)

Joana é uma jovem residente no Bairro de Infulene “A”, as suas intenções actuais são estudar veterinária, mas sua mãe diz para seguir a enfermagem, curso que ela própria faria se pudesse ter estudado.

A escolha deste caminho da sua vida vem desde a pouco tempo, sendo que o sonho de infância era de ser professora. Com o andar de tempo interessou-se pela profissão de veterinária.

A escolha da veterinária, no entanto, causa temor a sua mãe, manifestado em dois argumentos: A veterinária não tem saída na cidade, e "eu não quero que você saia de casa". A enfermagem, ao contrário, é o que podemos depreender, só tem saída na cidade, não havendo, portanto, a saída de casa”.

Ao escolher a veterinária como profissão, que pressupõe por vontade própria, de alguma forma ela refaz pelo inverso, uma história de rupturas dramáticas envolvendo as mulheres que lhe antecedem na família: sua avó, que na fazenda, sem ao menos o cuidado de uma enfermeira, rompeu com a própria vida; e sua mãe que, menos mal, rompeu com a vida no campo. Mas escolhendo a veterinária, profissão que também "cuida da saúde", ao mesmo tempo Joana não deixa de se aproximar do desejo da mãe.

A outra intenção futura desta é de abrir uma clínica veterinária e num futuro próximo constituir família e ajudar a sua família.

Humberto (19 anos)

Humberto 19 Anos, Residente no Bairro do Jardim é o filho do meio de uma família de cinco irmãos. O mais velho, auditor fiscal, lhe diz para seguir a carreira do direito, pois, com sua influência, teria muitas oportunidades e posterior colocação profissional. O irmão mais jovem é artista plástico, e vive dos quadros que nem sempre são vendidos – mas nem por isso se estressa. Seu pai preocupa-se com o ser bem sucedido, frase que repete na entrevista como imposição superegoica. Gostaria de ser do jeito do irmão pintor, e ter uma actividade profissional mais livre e relaxada, mas seus pais lhe dizem: Não seja como ele, que não foi bem sucedido e é sem ambição. Admite um gosto pela criatividade e também pensou em cursar engenharia mecânica, mas, confuso entre ser como o irmão mais novo (pintor e relaxado) e o irmão mais velho (jurista e estressado), por fim, acaba escolhendo o Direito: "Eu não me importo de ser advogado", diz sem convicção e, aparentemente, também sem estresse.

O que é importante para Humbertto é perceber o que realmente é importante para ele orientando-o a construir um caminho nessa direcção. Ele diz que tem visto jovens escolherem profissões baseadas em mistificações fantasiosas de ganhos rápidos e fáceis. Ele diz que deve se desconstruir esses mitos junto aos jovens para que suas escolhas sejam efectivas e realizáveis, tal qual como a dele.

André (24 anos)

André tem 24 anos, residente no Bairro do Jardim (Maputo) e é o filho mais novo de uma família de dois filhos. Apaixonado por natação, inscreveu-se para o curso de ensino de educação física na Universidade Pedagógica. Seu pai, que trabalha numa agência de turismo há 4 anos, e também vende roupas para aumentar seu ganho mensal. Sua mãe enforcou-se a dois anos, trabalhava como telefonista, conforme André, sentia-se satisfeita com o trabalho que realizava. André demonstra não estar com muita vontade de começar a trabalhar, sente-se meio preguiçoso.

Depois da morte da mãe, ele recebe uma pensão, utilizada para seus gastos pessoais e para ajudar seu pai e irmão quando eles precisam. Aos 30 anos, embolsará certa quantia em dinheiro relativo à herança, e se questiona se deve pensar em si mesmo, comprando um apartamento, ou ajudar o pai e investir nele. Em relação à mãe, diz que após sua morte resolveu fazer tudo aquilo que ela gostaria que ele fizesse, e ainda melhor: o desejo de sua mãe é que ele estudasse e seguisse o bom caminho.

A escolha profissional está sempre associada a batalha/luta. A dimensão genealógica é primordial. O trabalho é transmitido nesta família sob a forma de uma batalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com