TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Por:   •  17/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 10

SB- LABORATÓRIO

[pic 1]

PPRA

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Vencimento 14/04/2018

Elaborado por Sabrina Brenda Oliveira do Nascimento Técnica em Segurança do Trabalho

Razão Social:

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Estado:

CNPJ: (18)

Inscrição Estadual: (9 dígitos)

Número de empregados:

Masculino:

Feminino:

CNAE:

Descrição:

Grau de Risco:

Data da Avaliação:

Horário das Medições:

Fone Comercial:

Direção (SÓCIO GERENTE):

Jornada de Trabalho:

Turnos:

ORD.

DESCRIÇÃO

PÁG

Introdução

A norma regulamentadora- NR-9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do programa de prevenção de risco ambientais que tem como objetivo a prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores, fornecendo parâmetros legais e técnicos, tendo em consideração proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente o controle da ocorrência dos riscos ocupacionais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

O programa não se resume apenas em atender as exigências da legislação, como também visa apresentar sugestões e recomendações técnicas

Adequadas a sua realidade, tornando o ambiente laboral mais saudável, prevenindo os acidentes do trabalho e as doenças profissionais ocupacionais, evitando perdas, gerando bem estar e influindo positivamente na melhoria da qualidade e da produtividade.

O PPRA é um documento fundamental para elaboração do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, previsto na NR-7, que deverá atender o controle de todos os riscos capazes de afetar a saúde e a integridade física do trabalhador contido no programa.

Os compromissos com a qualidade, o meio ambiente, a segurança e a saúde ocupacional, são assumidos por sua direção, que disponibiliza os recursos humanos e matérias necessários para alcança-los, assim como cumprir todo o cronograma de ação deste programa.

ABRANGÊNCIA E ESTRUTURA DO PROGRAMA

Este programa abrangerá todos os riscos ambientais identificados nos setores de trabalho da instituição, conforme estabelecimento no item 9.1.5 da NR-9.

Serão considerados os agentes dos riscos físicos, químicos e biológicos, como também os agentes ergonômicos e de acidente, existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, poderão apresentar riscos de causar danos à saúde ou integridade física do trabalhador.

Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar exposto os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

           

RISCOS ERGONÔMICOS

As fisiológicas, como esforço físico, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turnos e noturnos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações causadas pelo stress físico e psíquico.

RISCOS DE ACIDENTE (OU MECÂNICOS)

São as situações de arranjo físico inadequado, maquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras atuações de riscos que possam contribuir para a ocorrência de acidentes.


ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO

As avaliações e estudos realizados para identificação e quantificação dos riscos ambientais para a estrutura do programa e bem como as implementações de medidas de controle serão desenvolvidas com a base na legislação vigente, normas regulamentadoras n.º 6, 7, 9,15 e 17 da portaria 3214/78 do MTE (Ministério do trabalho e emprego) bem como os procedimentos internos inspeções nos postos de trabalho com o objetivo de detectar e catalogar os agentes ambientais existentes.

Posteriormente, através de instrumental e técnicas adequadas, serão feitas as avaliações para determinação d intensidade destes agentes em conformidade com as normas técnicas em vigor.

ANTECIPAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS RISCOS

A empresa avaliada tem como razão social __________________, compreender uma ampla estrutura física composta por ________________________________________________________________________________________________________________________, compreende os seguintes setores com suas respectivas funções e números d empregados alocados em cada função:

ATIVIDADES: ATIVIDADES PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

SETOR:

FUNÇÕES:

 Nº EMPRE:

ADMINISTRAÇÃO

DIRETORES

3

ADMINISTRADOR

1

GESTOR FINANCEIRO

1

ASS. DE FINANCEIRO

2

GESTO DE RH

1

ASS. DE RH

1

FATURAMENTO

 3

RECEPCIONISTAS

7

SETOR DE COLETA DE MATERIAL

TECNICOS DE ENFERMAGEM

11

ENFERMEIRO

1

DIGITAR LAUDOS

2

BIOQUÍMICOS

ANALIZAR E LIBERAR EXAMES

2

SETOR DE SERVIÇOS GERAIS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

3

ASSISTENTE SOCIAL

ACOLHER OS PACIENTES

1

INFORMÁTICA

GESTOR DE TI

1

AUX. DE TI

1

AVALIAÇÃO DOS RISCOS EXISTENTES

As avaliações a seguir, foram resultados de inspeções realizados minuciosamente nos postos de trabalho, avaliadas qualitativamente e quantitativamente todos os agentes nocivos encontrados, levando em consideração cada atividade, o tempo de exposição aos riscos de cada função, a intensidade e a concentração de cada risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com