TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regiões Turísticas Estratégicas do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 5

Regiões Turísticas Estratégicas do Estado do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é um exemplo de como o turismo pode ser diversificado, pois em um só Estado podemos ter várias Regiões Turísticas. E é essa diversidade que encanta não só moradores, mas os turistas de todo o mundo, lhe rende o título de, “ Cidade Maravilhosa “, onde se encontra de tudo para os mais variados gostos.

A cidade esta dividida em seis Regiões Turísticas que são: Região Metropolitana; Agulhas Negras; Costa do Sol; Costa Verde; Serra Verde Imperial e Vale do Café.

Agora vamos conhecer os Municípios que compõe cada Região Turística do. Região Metropolitana, que é composta pelos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, que são unidas pela Ponte Rio Niterói – Presidente Costa e Silva. Onde podemos citar os pontos turísticos Cristo Redentor Pão de Açúcar, Praia de Copacabana e Ipanema e o MAC – Museu de Arte Contemporânea – Obra de arquitetura de Oscar Niemeyer. Seguimos com a Região das Agulhas Negras, que tem em entre os seus municípios que fazem parte da região: Itatiaia; Resende; Penedo; Visconde de Mauá; Quatis e Porto Real, onde a referência é o ecoturismo e aventura e não podemos deixar de citar o Parque Nacional de Itatiaia. Indo para a Região da Costa do Sol, temos entre as cidades que constituem a região da Costa do Sol: Armação dos Búzios; Cabo Frio; Arraial do Cabo; Macaé; Quissamã; Rio das Ostras; Casimiro de Abreu; São Pedro da Aldeia; Iguaba Grande; Araruama; Saquarema e Maricá. Que juntos somam para o conjunto de belezas que a região tem, com as inigualáveis praias paradisíacas, ideais para a prática de esportes aquáticos como surf, mergulho, pesca e esquiar. Ainda falando de Praias temos a Região da Costa Verde, com as cidades de: Paraty; Angra dos Reis; Mangaratiba; Itaguaí, Ilha Grande e Rio Claro. Onde trilhas, caminhada, escaladas, mergulho, com verde e o patrimônio histórico compõem a beleza da região. E a Região da Serra Verde Imperial e suas 11 cidades: Petrópolis; Nova Friburgo; Teresópolis; Cachoeiras de Macacu; Guapimirim; Magé; Itaipava; São José do Vale do Rio Preto; Areal; Três Rios e Comendador Levy Gasparian, que se destaca pela qualidade do ar, excelente gastronomia e pela referência de ser a única Cidade Imperial das Américas e para fechar a Região do Vale do Café e os municípios de: Rio Claro; Piraí; Barra do Piraí; Valença; Rio das Flores; Paraíba do Sul; Resende; Engenheiro Paulo de Frontin; Vassouras; Comendador Levy Gaspariam, Três Rios e Areal, região com maior número de cidades integrante, são 18 no total. Onde destacamos as Belezas das Fazendas Históricas de Café e toda a arquitetura que os prédios apresentam, onde todo onde acontece o Festival Vale do Café.

Região Serra Verde Imperial

A Serra Verde Imperial apresenta destinos turísticos importantes no contexto turístico do

estado, com identidades e vocações bem definidas e reconhecidas, como a cidade Imperial de

Petrópolis.

A oferta turística é compatível com a demanda nos períodos de alta temporada, no caso durante os meses de inverno, e há diversidade de atrativos – culturais e naturais. Todas as cidades apresentam características de segunda residência e Cachoeiras de Macacu enquadra-se no contexto de destino de passagem, até o momento. Nenhum estudo foi identificado quanto à instalação do COMPERJ e de sua repercussão nas questões de mercado turístico. Petrópolis, como destino indutor é a que apresenta condições mais adequadas na gestão pública, a partir da Fundação de Turismo e Cultura. Teve seu Plano Diretor de Turismo atualizado em 2009, além de contar com Inventario Turístico.

Em Nova Friburgo, Mury, Lumiar e São Pedro da Serra são destinos locais, tendo no público da região metropolitana do Rio de Janeiro seu principal emissor. Pesquisas de demanda encontram-se defasadas, sendo a última realizada em 2004 para o Plano de Marketing Turístico, único documento considerado de planejamento pela Prefeitura. As características culturais e históricas da cidade de Nova Friburgo apresentam-se em um período de revalorização, com a retomada da vertente da colonização suíça, primeira experiência a ser realizada em solo brasileiro por ordem de D. João VI.Teresópolis apresenta características de turismo de segunda residência, com algumas iniciativas recentes na área de eventos.

Uma das dificuldades da região serrana é a sazonalidade vinculada à vocação/identidade do

destino, e a ausência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com