TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Do Pó da Terra: a arte de gente feita de barro

Por:   •  5/12/2018  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO

                 JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Nome: Gabriela Regina de Araújo

Professor: Geovane máximo

Resenha: Do Pó da Terra: a arte de gente feita de barro

  O documentário Do Pó da Terra, relata sobre a vida das pessoas que vivem ao norte de Minas Gerais na região do vale do Jequitinhonha e Mucuri, que é conhecida como região muito pobre, com elevados índices de problemas sociais e econômicos e também por possuir características do sertão nordestino.  O filme retrata a luta dos moradores e principalmente das mulheres locais que tem a terra como elemento fundamental para garantir sua sobrevivência, transformando o barro em obra de arte lutando constante mente para elevar o nome de seu lugar, para defender os títulos depreciativos que desvaloriza e muitas vezes são exagerados sobre o Jequitinhonha. Contrapondo a pobreza material pela criatividade dos artesões.

  A câmera apenas como observadora dos personagens deixa que as historias e o local falem por si, os entrevistados conseguem ficar muito a vontade em frente a câmera oque chama muita atenção pois permite expressar os sentimentos verdadeiros de maneira clara. As mulheres que através do barro trazem sustento para sua casa e filhos, coloca na arte a expressão do que há dentro delas, criando noivas muitas vezes sem os maridos o que representa suas vidas quando os homens têm que partir em busca de emprego. Ou quando fazem do barro esculturas indígenas e negras representando seus antepassados sofridos. E até quando as esculturas são sobre o trabalho ardo e pesado do sertão. Além de ser um gerador de renda para estas famílias o manuseio do barro também e visto como terapia.

  A tradição disseminada no povo, ajuda sim a manter as famílias que residem ali, mas o vale e bem precário de outras oportunidades o que explica o constante êxodo rural dessas regiões para os grandes centros como São Paulo. Os jovens deixam suas casas em busca de mais oportunidades.

E outro ponto interessante, e que em alguns casos acaba em subverter a tradição patriarcal, por ser a mulher que manuseia essa matéria prima, e não ter outras oportunidades, o homem passa a cuidar da casa e dos filhos em quanto a mulher faz a cerâmica para vender. O que é visto com naturalidade por quem adota esse modelo.

  O filme não pesa só nos problemas e dificuldades, mas também no sonho, na saudade, na satisfação por criar arte e ser reconhecido. Do Pó da Terra emociona com um tema tão único e através de belas imagens e depoimentos consegue montar um filme completo, informativo e com extrema relevância para a nossa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com