TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica A Arte da Guerra

Por:   •  21/4/2017  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  3.310 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

A ARTE DA GUERRA- SUN TZU

A Arte da Guerra, do guerreiro filósofo Sun Tzu, é uma obra mundialmente conhecida que se popularizou no Japão no século VIII, apesar de ter sido escrita mais de mil anos antes, sendo apenas disponibilizado para imperadores e estudiosos. Nele é discorrido o segredo para a vitória na guerra e na vida, sendo uma das mais conhecidas obras na área militar, que nos dias atuais é usado para inspirar muitos que desejam aprender a liderar.

A obra analisa aspectos importantes e decisivos do combate armado, da figura do líder e suas decisões. Cria vários cenários para a aplicabilidade de seus ensinamentos e usa exemplos de batalhas que se sucederam em sua época para firmar seus argumentos.

Por mais que a metáfora com a vida real seja relevante, faz com que a obra perca seu valor histórico e torne-se mais um livro de auto ajuda para problemas no trabalho ou na vida pessoal. Fazendo assim seus ensinamentos, que nos dão ter uma noção de como se desdobravam as guerras, e da sociedade daquela época, sejam menosprezados pela ganancia e egocentrismo dos leitores do século XXI.

Ainda que a intenção de Sun Tzu fosse de passar seus conhecimentos para lideres, a não ser que o leitor contemporâneo esteja realmente travando uma guerra armada, sua sabedoria sobre o campo de batalha e armamento se torna obsoleta, no entanto, no que diz respeito aos ensinamentos decorrentes a conduta, decisões e ética de um líder, um profissional pode perfeitamente converter esses ensinamentos para os dias atuais. Tais como: a importância de conhecer o inimigo, como ele se comporta, os métodos de ataque dele; conhecer muito bem sua equipe e principalmente você mesmo; saber suas forças e fraquezas, para adotar a melhor estratégia de ataque usando o melhor que você tem; agir em conjunto atacando o ponto mais fraco do inimigo. Assim vencendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com