TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Limpas

Por:   •  29/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.720 Palavras (31 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 31

Aplicação de Tecnologias Limpas na Indústria Hoteleira

para um Turismo Sustentável

Marlene Martins Dias

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

  2

  4

1 - TURISMO E A INDÚSTRIA  HOTELEIRA

  5

      1.1 - Turismo e sua evolução

  5

      1.2 - Turismo no Brasil  uma indústria em crescimento

  5

      1.3 - Indústria Hoteleira no Brasil

  6

2 – IMPACTOS AMBIENTAIS  DA INDÚSTRIA  HOTELEIRA

  7

      2.1 - Aspectos e impactos ambientais na operação de um hotel

  7

3 – TECNOLOGIAS LIMPAS

 11

      3.1 - Produção limpa  para um desenvolvimento sustentável

 11

      3.2 - Apresentação de um conjunto de tecnologias limpas

 12

              3.2.1 - Tecnologias limpas para geração de energia renovável

 12

              3.2.2 - Tecnologias limpas para o reuso de água  e

 16

                           o uso racional da água

      3.3 – Experiência de responsabilidade ambiental aplicada hotelaria

 25

4 – CONCLUSÃO

 27

BIBLIOGRAFIA

 29


RESUMO

O objetivo deste trabalho é descrever e caracterizar os principais impactos ambientais causados pela operação da Indústria Hoteleira sobre o meio ambiente e apresentar um conjunto de algumas tecnologias limpas, disponíveis no mercado atual, economicamente viáveis, que possam ser aplicadas na operação de um hotel para a minimização dos principais impactos ambientais diagnosticados, e desta forma, promover e contribuir para o desenvolvimento de um turismo sustentável e disseminar a prática da responsabilidade social empresarial no setor de hospedagem em sua relação com o meio ambiente.

INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho é identificar oportunidades de tecnologias limpas, disponíveis no mercado atual, aplicáveis na operação da indústria hoteleira. Este levantamento pretende contribuir com a minimização dos impactos ambientais decorrentes do processo de operação do setor de hospedagem  sobre o meio ambiente.  

Tal pesquisa pretende, também, analisar as possíveis hipóteses de que uma produção mais limpa desta atividade, ou seja, com a aplicação de tecnologias limpas no processo de operação de um hotel, traz ganho: ao ambiente, benefícios à sociedade, ao turismo, e ao negócio hoteleiro.

As justificativas e argumentos deste objeto de pesquisa se baseiam no elevado índice de crescimento que a indústria do turismo tem apresentado nos últimos anos tanto no contexto econômico mundial quanto no nacional.

Nesse contexto, segundo informação da Embratur (2000), a posição do Brasil vem evoluindo de forma gradativa no concorrido ranking da OMT, Organização Mundial de Turismo, de destino turístico mais demandado no mundo. Porém, muito ainda tem a ser feito de forma a garantir a posição que o País realmente merece, considerando a sua dimensão continental, situação geográfica e o rico acervo natural, cultural e histórico que dispõe.

Embora o turismo no Brasil já tenha conquistado um patamar consolidado na política econômica nacional, muito ainda tem que ser feito, principalmente no que se refere a ações relacionadas com a proteção ambiental, já que o crescimento do turismo numa determinada região está associado a uma gestão sustentada do seu patrimônio natural e cultural (Embratur, 2000).  

Segundo Salvati (2001) há dez anos as grandes redes de hotelaria norte-americanas e européias adotaram práticas de valorização dos recursos ambientais demonstrando que o conceito de consumo responsável chegou ao turismo.  Alemanha, Japão e EUA são os países com o maior número de turistas com essa preocupação. Na Europa já existem grupos de operadoras voltadas para o turismo sustentável.

Segundo Abreu (2001), de um modo geral, está ocorrendo um crescente envolvimento da sociedade com as questões ambientais.  O número de pessoas sensibilizadas com essas questões cresce a cada dia, principalmente nos países da Europa. Estas pessoas saem por aí, viajam, se hospedam, observam e exige uma prática mais responsável, fazendo com que o segmento hoteleiro, em particular, seja cada vez mais pressionado a demonstrar um bom desempenho em relação às suas questões ambientais.  Assim, os hóspedes, sejam estes turistas ou pessoas que estão viajando a negócios, já começam a exigir dos hotéis um novo tipo de requisito que não está apenas atrelado à qualidade dos serviços a eles prestados, mas, fundamentalmente, associado à qualidade ambiental.  É o chamado turismo sustentável, destinado a atrair os viajantes “verdes” de todas as partes do mundo.

A Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH, 2001) informa que para atender essa preocupação de alguns hotéis que vivem do turismo ecológico, introduziu no Brasil o programa internacional Hóspede da Natureza, um selo ambiental criado pela ONG Internacional Hotels Environment.  Para obter o selo, o hotel ou pousada tem de colocar em prática um programa de preservação ambiental que envolve medidas de uso racional dos recursos naturais (água, energia e gás), medidas para reciclagem de lixo e até a conscientização ecológica de funcionários e hóspedes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (379 Kb)   docx (99 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com