TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Ecologia e Proteção do Meio Ambiente

Por:   •  13/9/2017  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 4

Descreva sobre as regiões do Brasil onde ocorrem os fenômenos abaixo e as consequências que eles trazem para o turismo:

a) enchentes;

b) Secas;

c) Desmatamento de Florestas;

d) Desertificação;

e) Poluição Industrial

a) Enchentes

As enchentes podem acontecer naturalmente mas também pode ser efeito de práticas ruins.

Quando é um fenômeno natural, a enchente ocorre quando os rios, dependendo das condições climáticas e meteorológicas da região são inundados e ficam mais cheios que o normal. Muitas vezes não tem um padrão ou constância e as pessoas constroem casa e vilas perto do seu leito. Estes locais podem ser surpreendidos pelas enchentes causadas pela cheia do rio.

As enchentes nas cidades podem estar relacionadas com problemas nos sistemas de drenagem da água das chuvas. Às vezes, não há bueiros ou outras construções que seriam responsáveis pela drenagem da água ou para desviar a água para os rios, provocando assim enchentes. O lixo encontrado jogado nas ruas e lugares também contribui para o entupimento dos bueiros As enchestes causadas pelo acumulo de lixo em lugares indevidos é geralmente encontrada em cidades grandes. Com as enchentes aumentam o número de insetos e há também a contaminação dos lençóis freáticos. Várias doenças estão relacionadas com as enchentes, entre elas a leptospirose e a febre tifoide.

Obviamente as enchentes prejudicam os moradores afetados pelas perdas de carros, casas e outros bens. E as enchentes também prejudicam o turismo daquela região. A enchente afasta os turistas da região, provoca cancelamento de reservas nos hotéis, prejudica o comércio, e principalmente diminui o movimento nos restaurantes.

As enchentes ocorrem em praticamente todas as regiões do Brasil, principalmente inundações de áreas ribeirinhas durante temporadas de chuvas. No sudeste temos muitos casos de inundações devido a urbanização.

b) Secas

A seca ocorre quando há insuficiência de chuvas em uma determinada região por um período de tempo muito longo. A seca é permanente. Há também a estiagem, que é quando não há chuvas por um determinado período de tempo.

No caso do Brasil há a influência da Floresta Amazônica na regulação climática do país. Alguns estudos estão sendo feitos para ver se há uma relação entre o desmatamento com as secas que ocorrem pelo país.

As regiões de seca normalmente não são procuradas por turistas pois a vegetação fica cinza e sem suas características de uma vegetação saudável. O turista se sente desmotivado a visitar estas áreas.

As secas muitas vezes são sazonais e acontecem em todas as regiões do Brasil, mas na região nordeste todos seus 9 estados sofrem de seca e na região sudeste, 2 estados, Minas Gerais e Espírito Santo, são os que mais sofrem com as secas.

c) Desmatamento de Florestas

A principal causa do desmatamento no Brasil é a agropecuária. Mas outros fatores como o aumento da área das cidades e construção de estradas, também tem contribuído para a diminuição das matas e florestas. O desmatamento em larga escala traz fatores negativos ao meio ambiente, por exemplo, há perda da biodiversidade, empobrecimento do solo e erosões, aumento da emissão de gás carbônico, alterações climáticas, entre outros.

O desmatamento reduz o turismo, pois áreas de mata nativa são atrativas, principalmente turistas interessados em ecoturismo. O desaparecimento das matas traz perdas incalculáveis e irreversíveis ao turismo nesses locais.

Infelizmente o desmatamento está presente em todas as regiões do Brasil, mas ele é maior em 5 estados: oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, leste de Tocantins e em todo o estado de Mato Grosso.

d) Desertificação

A desertificação é o aumento das áreas desérticas devido a fenômenos naturais ou causadas pela influência do homem. Há uma degradação e desgaste do solo e há alterações climáticas na região. As regiões mais atingidas no Brasil pela desertificação são as regiões sul e nordeste. No nordeste, na região da Paraíba,  a desidratação do solo é tão grave que o deixa imprestável para qualquer tipo de cultura ou vegetação. Na Bahia há lugares no sertão do São Francisco onde o solo não consegue reter água e estão criando terras desérticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com