TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 4

Título: Questionário_Aulas 5 e 6

• Unidade2Unidade:

• 3.5Valor do Questionário:

1

Quanto mais desenvolvido é um povo, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso aumentar a quantidade de lixo, ele também altera a característica do material despejado. Quando a sociedade prospera, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pelas teias alimentares aquáticas e terrestres.

Fonte: Adaptado do Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:

Valor da Questão: 0.5

A produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.

O desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.

O tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.

As substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da fertilidade do solo.

O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d?água, solo e vegetação.

2

Em relação à sustentabilidade social:

I. A pobreza é resultado das altas taxas de fertilidade dos pobres e da sua resistência a integrar-se ao desenvolvimento

II. Falar em sustentabilidade social implica em considerar os aspectos que levam a formação de uma sociedade justa e igualitária

III. Hoje, o número de pobres tem diminuído de maneira considerável no planeta

De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:

Valor da Questão: 0.5

Apenas as afirmativas II e III.

Apenas a afirmativa II.

Apenas a afirmativa I.

Todas as afirmativas.

Apenas as afirmativas I e III.

3

“O Secretário-Geral da Eco-92, o canadense Maurice Frederick Strong, diz que se o homem não mudar a maneira de se relacionar com a natureza, a catástrofe ecológica será inevitável”. (Veja, 29 de maio de 1991). A Conferência das Nações Unidas para o Meio ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 aprovou:

Valor da Questão: 0.5

A bolsa do clima.

O protocolo de Kyoto.

O mercado de créditos de carbono.

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

A Agenda 21.

4

Identifique com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas a seguir e em seguida, assinale a alternativa correspondente:

I. Desenvolvimento sustentável é conceitualmente equivalente a crescimento econômico e, para ser alcançado, depende do reconhecimento de que os recursos naturais são ilimitados. O desenvolvimento sustentável, portanto, representa uma nova forma de desenvolvimento econômico, que considera o meio ambiente.

II. Em virtude do desenvolvimento obtido o ser humano assumiu o papel de interventor da natureza, explorando exaustivamente, os recursos naturais e deteriorando a qualidade do meio ambiente.

III. No ano de 2000, 189 países se comprometeram com a Declaração do Milênio tendo como uma das matas garantirem a sustentabilidade ambiental.

IV. O Protocolo de Kyoto – uma convenção das Nações Unidas que é marco sobre mudanças climáticas, tem por objetivo estabelecer metas para a redução das emissões de gás carbônico por países industrializados, mais precisamente, reduzir os níveis de emissão de gases do efeito estufa.

V. A Bolsa do Clima, foi criada no Brasil após a Eco-92, tendo como objetivo negociar reduções certificadas de emissões de gases do efeito estufa e prevê que as empresas que alcancarem a meta receberão créditos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com