TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um pouco sobre Santa Teresa

Artigo: Um pouco sobre Santa Teresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Um pouco de Santa Teresa

Um dos cenários mais pitorescos do Rio de Janeiro, Santa Teresa fica no alto de uma colina recortada pelos trilhos do velho bondinho elétrico, que voltará a circular pelas ruas estreitas do bairro em 2014, segundo o Governo do Estado.

Repleta de largos e espaços culturais que revelam paisagens das zonas Norte, Sul e Centro, ‘Santa’ é tomada por sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Um dos prédios mais importantes é o Convento de Santa Teresa, erguido no século 19 e que deu nome ao bairro.

Quem optar por chegar até lá a pé, partindo da Lapa, terá a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br/rj/riodejaneiro/santateresa

Pontos turísticos

Convento de Santa Teresa

A Igreja e o Convento de Santa Teresa, responsáveis pelo nome do bairro, pertencentes à Ordem das Carmelistas Descalças, abriga religiosas que vivem isoladas e têm pouquíssimo contato com o mundo exterior.

A ordem prega a simplicidade, humildade e a discrição. Poucos moradores afirmam ter visto as freirinhas no bairro.

Fonte: guiadolitoral.uol.com.br/santa_teresa-2094_2008.html

Ladeira Santa Teresa, 52 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20241-140

Parque das Ruinas

O Centro Cultural Parque das Ruínas foi inagurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 1997. O projeto é dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes e mistura as estruturas de ferro e vidro as paredes em ruínas.

As ruínas são o que sobrou da casa de Laurinda Santos Lobo (1878-1946). O casarão foi construído durante o Império para o Ministro Joaquim Murtinho Nobre. Sobrinha e herdeira, Laurinda reformou o lugar nos anos 1930, para sua moradia e ali mantinha uma vida cultural intensa. Promovia muitas festas e saraus que reuniam os intelectuais e artistas da época. Com sua morte, o palecete ficou totalmente abandonado.

A criação do centro cultural fez com que o lugar pudesse voltar a ser uma casa para a arte. A sala de exposição, o auditório, a área externa, a magnífica vista, tudo isso entre as ruínas, tornam o ambiente peculiar, confortável e agradável.

Hoje em dia são realizados shows musicais, exposições, happy hours e também é um ótimo passeio para o domingo.

Fonte: www.todorio.com/rio/santateresa/parquedasruinas

Rua Murtinho Nobre, 169

Escadaria Selaron

Rua Manuel Carneiro,24, Santa Teresa, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro 20241-120

Ladeira dos Meireles

A Ladeira do Meireles fica próxima ao Largo do Guimarães, onde se encontram muitos restaurantes e bares, que servem aperetivos, feijoada, caipirinhas e cerveja.

Os Maiores frequentadores são moradores do local e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com