TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Santa Casa

Monografias: Gestão Santa Casa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.580 Palavras (11 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Envolvidos com projeto de cunho filantrópico a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, atua na área de saúde e desenvolve um trabalho louvável em nossa região há pelo menos 94 anos.

A pesquisa de campo foi realizada na acessória da empresa, que dispensou informações condizentes ao trabalho desenvolvido. Diante de uma crise que assola a saúde no Brasil a Santa Casa de Misericórdia consolida-se neste ramo em parceria com o Sistema Único de Saúde - SUS, priorizado a saúde humana. Buscando atender 132 municípios, considerando que a demanda aumentou nos últimos anos por problemas de ordem municipal local.

2 - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA- SUA HISTÓRIA

A empresa fonte de pesquisa para nosso trabalho é a SCMI- tendo como razão social: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA, empresa privada cujo CNPJ: 14.349.740/0001-42. Sua natureza de operação é Filantrópica. Atua no ramo SAÚDE. Fundada em 28 de Janeiro de 1917, tem como composição capital recursos oriundos do Ministério da Saúde. Administra hoje os seguintes hospitais: Hospital Calixto Midlej Filho/Manoel Novaes/São Lucas.

A Santa Casa de Itabuna foi à primeira instituição hospitalar a ser fundada em Itabuna. Surgiu da iniciativa de Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto em um mil novecentos e dezessete (1917), juntamente com cidadãos itabunenses de grande representatividade social da época, inspirada em princípios éticos e humanísticos, com a finalidade de acolher pessoas carentes e necessitadas. Sentiram a urgência de cuidar da saúde da população, que atravessava sucessivas crises epidemiológicas. Assim foi constituída a Irmandade que definiu o Estatuto da Instituição, instrumento constitutivo e normativo, com finalidade organizacional, vinculada à assistência hospitalar e social, principalmente aos mais necessitados, segundo os preceitos cristãos. Pactuados na Contratualização com a Secretaria do Estado da Bahia-SESAB, atendemos a (123) municípios. Recentemente a Santa Casa foi credenciada pelo SUS, para realização de Cirurgias Cardíacas e Bariátricas, as quais já eram feitas há algum tempo em pacientes de convênios.

Missão- Promover assistência à saúde e formação profissional com qualidade dentro dos ideais cristãos e humanitários e com sustentação econômica.

Visão- Ser referência na assistência à saúde e na formação de profissionais em nível nacional, acompanhando o desenvolvimento científico e tecnológico.

Valores- Ética, cristianismo, humanização, respeito e responsabilidade.

3 Estrutura Organizacional:

3.1 Organograma

• 1º Nível - Estratégico ou Institucional

Neste nível são elaboradas as políticas e diretrizes da empresa, geralmente pelos presidentes ou diretores.

Este posto é ocupado pela irmandade da Santa Casa; padres,e ministério eclesiástico, através da autoridade diocesana local.

• 2º Nível - Tático ou Intermediário

Geralmente ocupado por gerentes de cada departamento que são responsáveis pelas ações do dia a dia do nível operacional, bem como a liderança e a motivação deste.

-Provedoria

PROVEDOR

Dr. José Renan Oliveira Moreira

VICE - PROVEDOR

Dr. Eric Ettinger De Menezes

• 3º Nível - Gestores e Supervisores

Estudam as restrições, necessidades e conveniências associadas a função da qual são gestores, e esquematizam as ações e atividades que devem ser realizadas. São responsáveis pela aplicação das diretrizes nos níveis 1 e 2.

1º SECRETÁRIO

Dr. Almir Alexandrino Nascimento

2º SECRETÁRIO

Sr.Francisco De Assis Nicacio Henrique

1º TESOUREIRO

Sr. Paulo César Fontes Matos

2º TESOUREIRO

Sr. Jose Moreira Laytynher

Conselho deliberativo

1 - Eduardo Henrique De Moura

2 - Antonio Carlos Azevedo

3 - Antonio Raimundo Pontes Seixas

4 - Ari Paranhos Silva

5 - Eduardo Otoniel Lima Paixão

6 - Edimar Luiz Margotto

7 - Jorge Ribeiro Carrilho

8 - João Otavio De Oliveira Macedo

9 - Eduardo Fontes Neto

10 - Jose Oduque Teixeira

11 - Paulo Roberto Meneses Dos Reis Souza

12 - Jose Carlos Castro De Macedo

13 - Renato Benevides Cunha

14 - Ronaldo Abude Estaquio Da Silva

15 - Ronaldo Barros Garcia

16 - Silvio Roberto Souza De Oliveira

17 - Dalmiro Souza Ferreira

18 - Silvio Porto De Oliveira

• 4º Nível - Operacional

Formado por supervisores que são diretamente responsáveis pela execução e realização das atividades da produção.

O nível operacional da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna,é formado por servidores que se ocupam em cuidar tratar e manter a saúde dos que a ela se achegam. Formado pelo corpo de médicos enfermeiras, assistentes e demais servidores.

4 - Gestão de Recursos Humanos

4.1 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

- A empresa dispõe de um profissional da medicina do trabalho, que desenvolve os seus trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com