TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Advocacia No Brasil

Artigo: A Advocacia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2015  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

No entendimento de Cardella (1999), a colocação segurança é o conjunto dos atos que têm por intuito reduzir a presença e a intensidade do aparecimento dos perigos.

A segurança do trabalho pode ser abrangida como os conjuntos de conceitos que são seguidas apontando e diminuindo os acidentes de trabalho, enfermidades ocupacionais, assim como resguardar a integridade e a competência de trabalho do trabalhador (MARAGON, 2001).

Nas palavras de Vieira (2005 apud Lorenzetti, 2009) a segurança do trabalho “é a prevenção de perdas”. Prejuízos às quais se devem antecipar pelas ações técnicas ou humanas. Observa ainda, que a segurança do trabalho são os elementos preventivos (que são os recursos), e a prevenção dos acidentes é o fim a que se deseja chegar.

No seguimento de Zocchio (2002) relata que existem dois tipos de segurança:

A Segurança Abstrata é distinta pela sensação e sentimento dos trabalhadores quanto à assistência que lhes é propiciada contra acidentes e doenças ocupacionais.

A Segurança Concreta é distinta pelas espécies seguras de trabalho e pelo ambiente de trabalho, que as empresas têm obrigação legal de oferecer a seus empregados para prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

2.1 A Seriedade da Segurança do Trabalho na Construção Civil

Este tema segurança no trabalho aborda atualmente uma grande preocupação que induz a maiores estudos e contendas, especialmente na esfera da construção civil, já nas palavras de Silveira et al. (2005) que demonstra um dos maiores números de casos de acidentes de trabalho. Dessa maneira deve-se abonar um trabalho coletivo junto aos trabalhadores com o intuito de restringir esse número e mudar a realidade da segurança do trabalho na construção civil.

A procura pela diminuição dos riscos deve ser consecutiva e ininterrupta. Lorenzetti (2009) admite que embora de todo avanço tecnológico, qualquer atividade submerge certo grau de insegurança.

A ausência de eficaz do sistema de segurança acaba determinando problemas de relacionamento humano, qualidade dos produtos e/ou serviços prestados, produtividade, e o aumento de custos (GROHMANN, 2007).

No entendimento de Zochio (2002) além de ser uma obrigação legal para a empresa, a segurança do trabalho é também uma atividade de valor técnico, administrativo e econômico para a organização e de inestimável benefício para os empregados, suas famílias e para a sociedade.

No seguimento de Grohmann (2007), pela importância do tema o Ministério do Trabalho vem assumindo medidas que, de forma pausada e gradativa, vem gerando uma melhoria nas ações preventivas, básicas para a diminuição dos acidentes no trabalho, pelo meio da concretização da Campanha Nacional Contra os Acidentes do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com