TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Argumenta

Dissertações: A Arte De Argumenta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

A arte de argumentar

Abreu, Antônio Suárez.

Antônio Suárez Abreu, em sua obra, levar para os seus leitores o conhecimento através de estratégias argumentativas. O livro tem uma leitura prazerosa e simples, para quem já tem o mínimo de conhecimento do assunto.

Na primeira parte, a explicação da palavra argumentar que é “obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo” assim quebrando a velha teoria de quer argumentar é vencer alguém.

Para o autor, a forma de transforma informações recebidas por diversos meios acaba sendo mais importante que a própria informação, por que, desta forma, pode-se vê uma manipulação, uma visão distorcida que envolve um assunto. Assim, devemos apreender a organizar as informações que são trazidas no meio de comunicação.

Abreu também observa que tem que melhorar a comunicação interpessoal, pois não podemos viver isolados, sem contanto com a sociedade. Partindo deste pressuposto, como vivemos em uma sociedade e compartilhamos relações, necessitamos da fala ou da argumentação para converse e persuadir o outro. Persuadir para Abreu é o ato de “ fala á emoção” e convencer é “ fala á razão”. Então, a argumentação é a forma de convencer o próximo através de informações organizadas usando argumentos racionais.

Na persuasão, temos que fazer com que o outro saiba que ele só tem a ganhar aderindo o que queremos, como um carro, temos que persuadir o comprador a compra-lo pois ele é confortável, bonito etc: desta forma o consumidor ira sabe que esta ganhando comprando o carro.

Na argumentação, as figuras da retórica são importantes, por que marcam o texto. As figuras de palavras são utilizadas de farias formas, a metonímia e a metáfora que representam sensações quando usadas.

Por fim, verificamos que os recursos argumentativos em todo o livro eles destacam a retórica, a persuasão e convencimento. Por meio da argumentação interpessoal podemos entender melhor o público ou um texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com