TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Argumentar

Ensaios: A Arte De Argumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O trabalho refere-se a obra Arte de Argumentar, onde ensina diversas maneiras e formas de comunicação, expressão e principalmente argumentação, deixando a mensagem com clareza a pessoa que estará recebendo.

Segundo o Autor o equilíbrio entre a emoção e a razão é a principal maneira para adquirir qualidade de vida

É um ótimo caminho para aqueles que pretendem melhorar em seus relacionamentos, por meio do trabalho em equipe ou até mesmo pessoal.

DESENVOLVIMENTO DA OBRA

O Autor começa nos mostrando a necessidade de aprendermos argumentar,onde vivemos em uma sociedade com duas ordens de reflexões: A primeira que a sociedade cresce a todo instante e se desenvolve cada vez mais.E a segunda de que somos vítima de uma cultura, educação desestimulante,pois vivemos adiando ou perdendo os nossos sonhos, deixando com que isso nos torne infelizes. Seriamos muito mais felizes se nos preocupássemos em nos relacionar com as pessoas que estão ao nosso redor, sabendo conversar com elas, o que significa falar mais também ouvir, argumentar para que exponham seus postos de vista e seus motivos, pois saber argumentar é saber integrar-se ao universo ( a vida) do outro.

Abreu alerta para o perigo de restringir a informação somente pelo apresentado pela mídia, pois talvez não enxerguemos toda a situação de uma maneira ampla. É importante que saibamos selecionar a informação ou simplesmente transformá-la em conhecimento, variando todas as fontes de informações para torná-las verdadeiras.

O Autor mostra claramente um conceito prático sobre argumentação, que consiste em convencer e persuadir, em que convencer é saber gerenciar a informação,é falar da razão do outro,demonstrando ou provando,a palavra convencer significa vencer junto com o outro e não contra o outro.Persuadir é falar da emoção do outro, onde o significado da palavra vem de “fazer algo por meio do auxilio divino”.

Com as palavras do próprio autor “ Argumentar é, pois, em última análise, a arte de, gerenciando informação, convencer o outro de alguma coisa no plano das idéias e de, gerenciando relação, persuadi-lo, no plano das emoções, a fazer alguma coisa que nós desejamos que ele faça.Abreu busca esclarecer o berço da argumentação, e começa fazendo um passeio histórico, falando sobre a Grécia antiga, sobre como eles valorizam a retórica do discurso. A retórica, ou arte de convencer e persuadir, surgiu em Atenas e foi criada pelos sofistas, que dominavam a arte de argumentar. Para eles, o mais importante era a capacidade de persuadir o outro, de modo a acreditar em qualquer que fosse o seu ponto de vista, independentemente da verdade.

Ele compara também sobre o senso comum, o paradoxo e o maravilhamento. O senso comum é o discurso mais significativo, presente em todas as classes sociais.Em seguida,o Autor expõe as condições de argumentação, sendo: ter sempre definida uma tese e saber que tipo de problema ela responde, saber também comunicar-se com o auditório, adequando a linguagem ao determinado tipo de auditório, gerenciando sempre a relação e sabendo ouvi-lo e agir sempre de forma ética,agindo com honestidade. Podemos definir então auditório como o conjunto de pessoas as quais discursamos e tentamos convencer, para convencer um determinado auditório é preciso saber que tipo de público se trata e fazer uma preparação do campo antes de expor a tese principal, para o Autor esta tese principal é chamada de adesão inicial, onde se o público aceitar, já facilita então a aceitação da tese ou o assunto principal, onde o argumentador ganha maior força e repercussão em seu discurso.

E a parte seguinte e final do livro ensina a desenhar e pintar com palavras, sendo a escolha das palavras com enorme influencia para argumentação, pois participa do processo persuasivo.

Abreu expõe as figuras retóricas como recurso lingüísticos com poder persuasivo subliminar, com grande poder nas palavras, podendo ser as figuras de som, as que estão ligadas quanto a sua sonoridade, selecionado as palavras que produzem efeitos especiais de sentido dentro da argumentação. As figuras de palavras são a metonímia ( uso da parte pelo todo) e a metáfora (comparação reduzida).

Depois de explicar e ilustrar todas estas técnicas e formas de argumentação, o autor ressalta que mesmo parecendo complicado no primeiro momento após o uso repetido torna mais fácil a utilização e tornando-se um hábito jamais será esquecido.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »