TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte De Argumentar

Exames: Arte De Argumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 2

O ser humano desde o principio de sua existência busca conseguir passar a pessoas suas idéias, princípios e anseios, hora através dos seus atos, atitudes e ações, hora através de palavras, onde muitas das vezes tenta convencer ou persuadir as pessoas que o rodeiam, tentando levá-las a acreditar que suas idéias são verdadeiras.

Nós seres humanos para conseguirmos viver em sociedade buscamos contatos com as outras pessoas, a fim de satisfazer nossas necessidades psicológicas básicas, como por exemplo, as necessidades sociais (de ter contato com as outras pessoas), de estima (sentir-se aceito) e de auto-realização (ser aceito realizando uma atividade que traga satisfação). Dentre elas devemos lembrar-nos da necessidade de ser aceito em um grupo social, e nesse grupo ter algum papel, podendo ou não, ser de destaque.

Buscamos a todo o momento meios de encontrar essa aceitação, com isso tentamos convencer as pessoas que somos dignos de fazer parte de seu cunho social, para isso utilizamos um conceito denominado argumentação que segundo Abreu (1999) é a arte de convencer e persuadir, sendo que convencer está relacionado com o campo das idéias, quando convencemos alguém ele passa a pensar como nós; Persuadir está relacionado ao campo da emoção, quando alguém é persuadido ele realiza o que queremos. Quando conseguimos utilizar essa técnica com perfeição, alcançamos o tão desejado convívio social.

Sem percebermos a argumentação está presente no nosso dia a dia e a todo instante usamos dela para poder solucionar problemas pessoais. A argumentação pode parecer algo novo, mas na realidade ela acompanha a sociedade desde a criação do primeiro homem, como podemos ler na Bíblia no livro de Gênesis 3.9-13, onde o homem depois de comer do fruto proibido tenta convencer Deus, que a culpa não era dele. Indo mas adiante na historia, chegamos à Grécia antiga por volta de 427 a.C. onde a argumentação passou a ser tratada como algo importantíssimo para a existência humana, surgindo à retórica e seus mestres, os Sofistas. Chegando aos nossos dias, no cotidiano, aproveitamos da argumentação, para comprar e vender, para ensinar e aprender, para gerar filhos, para alimentar, para trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com