TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de ser leve

Resenha: A Arte de ser leve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

A Arte de ser leve

Uma delicia de leitura, um livro realmente inspirador que nos leva a refletir o quanto a agitação do mundo e a rapidez das coisas, dos acontecimentos das informações tem nos deixado aquém da naturalidade e da leveza, que por estarem quase extintos fazem uma imensa falta causando um verdadeiro caos na sociedade!

“tem gente que vem pro mundo de caminhão e tem gente que vem de bicicleta.”

Leila Ferreira viajou o Brasil e o mundo, entrevistando desde pessoas simples e desconhecidas, até filósofos, atores, e estudiosos desta tal felicidade. Dividido em oito partes, A arte de ser leve aborda pontos cruciais da vida em sociedade que estão sendo atropelados (por caminhões?) pela rotina insana do dia a dia nas grandes cidades.

A busca incessante por mais e sempre mais faz com que vivamos sobrecarregados de coisas e informações que nada nos acrescentam além de peso.

Leila nos mostra que estamos nos acostumando a conviver com as outras pessoas de forma tão automática que virou "moda" revidar na mesma moeda quando somos mal tratados, e isso se torna um vírus que se espalha rapidamente.

Os entrevistados têm em comum a gentileza e cortesia como hábitos diários, e à autora Leila Ferreira destrincha esse assunto e expõe as diversas opiniões que no fim são unanimes a falta de gentileza e bom humor tem comprometido nossa felicidade.

“As pessoas saem de casa mais preparadas para um assalto do que para um sorriso.”

É estranho, mas é verdade, quando alguém desconhecido sorri para nós, a gente logo se assusta. Acostumamos-nos tanto com as “caras amarradas” que não estamos preparados para essa arma fatal, o sorriso.

Um assunto em alta e que também é abordado no texto é o STRESS, personagem que tem levado a fama por nossa falta de educação, mau humor e descaso. Seria esse o câncer dos relacionamentos do século XXI, a pandemia que se instalou nas nossas vidas e que nos deixa cada vez mais distante das pessoas? O responsável por relacionamentos fracos e doentes?

Falando em distante das pessoas me lembro de outro assunto abordado que é a tecnologia, a internet os e-mails e a velocidade com que recebemos informações todos os dias, os relacionamentos superficiais que nos poupam da dificuldade de nos relacionar cara a cara, enfrentando as destemperanças e conflitos que podem surgir com os relacionamentos os pessoais.

Precisamos aprender ou reaprender as boas maneiras, a ser gentis e empáticos e tratar as pessoas com o respeito que gostaríamos de ser tratados.

A partir da leitura a gente começa a prestar mais atenção na forma com que estamos tratando os outros, outro dia senti vergonha ao reparar que enquanto acompanhava um funcionário no supermercado para encontrar uma coisa que procurava passei entre uma pessoa e a prateleira, pedi desculpa ao reparar minha grosseria, fiz isso duas vezes no mesmo dia e me pergunto quando foi que fiquei tão mal educada a ponto de não observar minha falta de educação?

Bom o livro sugere melhorias no comportamento já que a falta de educação, indelicadeza e stress se alastram, que tal começar a espalhar um pouco de calma, simpatia, gentileza e alegria. Sugiro a leitura do livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com