TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Boneca Preta

Exames: A Boneca Preta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  3.249 Palavras (13 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 13

Projeto de Educação para as Relações Etnicorraciais

Andréa Martins Cruz

Alcinópolis-MS

A Bonequinha Preta

Desenvolver atitudes de compreensão para com a diversidade étnico-racial e respeitá-la.

Polo Camapuã-MS

2013

A Bonequinha

Preta

Andréa Martins Cruz

A Bonequinha Preta

Desenvolver atitudes de compreensão para com a diversidade étnico-racial e respeitá-la.

Projeto apresentado no Curso Educação para as Relações Etnicorraciais como requisito para conclusão do curso.

Orientador (a):

Rosivaldo Alves de Oliveira

oliver0013@yahoo.com.br

Pólo de Camapuã – MS

2013

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

(Nelson Mandela)

SUMÁRIO

DELIMITAÇÃO DO TEMA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06

OBJETIVOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06

Objetivo Geral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07

Objetivos Específicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07

JUSTIFICATIVA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 08

PROBLEMATIZAÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 09

METODOLOGIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14

REFERÊNCIAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O homem é um ser incompleto. Para viver, depende da ajuda de outras pessoas e precisa se prover de várias coisas. Precisa de carinho, amizade, alimentos, moradia, cultura e lazer.. Ninguém vive sozinho e para viver bem é preciso antes de tudo RESPEITAR e AMAR as pessoas ao nosso redor e a nós mesmos.

A educação é um dos principais agentes de transformação de qualquer sociedade. Com esse pensamento inicia-se um novo paradigma educacional: uma escola na qual todos aprendem a conhecer e a valorizar a diversidade.

Partindo da premissa de que nenhum segmento da sociedade está isento de racismo, inclusive no ambiente escolar e acreditando que é função da escola formar cidadãos conscientes de seus papéis em sociedade, faz-se necessário a implantação de um Plano de Ação que sedimente e valorize a identidade das crianças na Educação Infantil.

Segundo o Referencial Curricular (1998), o desenvolvimento da identidade está intimamente relacionado com os processos de socialização. A partir do momento que essa criança está inserida num contexto social ela se vê através do outro.

Nos anos iniciais a criança tem contanto com o mundo da “socialização”. Elas conhecem, descobrem novos sentimentos, valores, costumes e papéis sociais. Enfim, nada como um trabalho de valorização da identidade e da diversidade nesse segmento, para que possamos encontrar, no futuro, cidadãos cognoscentes.

Como afirma Cavalleiro (1998):

Numa sociedade dialética homem/sociedade, o novo membro da sociedade interioriza um mundo já posto, que lhe é apresentado com uma configuração já definida, construída anteriormente à sua existência. Assim, interagindo com os outros, a criança aprenderá atitudes, opiniões, valores a respeito da sociedade ampla e, mais especificamente, do espaço de inserção de seu grupo social. (p. 16)

A interface racismo e educação oferecem possibilidade de colocar no mesmo palco a importância de duas temáticas: a função social da escola e a diversidade cultural.

OBJETIVOS

A educação é o processo pelo qual o individuo constrói o seu conhecimento, geralmente mediado pela ação de um professor, transformando-o em ações concretas, que evidenciarão o seu modo de ser. Por isto, face aos múltiplos desafios do mundo atual, ela surge como um triunfo indispensável da humanidade na constituição dos ideais de paz, liberdade e justiça social. E o racismo consiste na discriminação de pessoas, baseado em características fenotípicas, justificando a superioridade de uma raça sobre a outra. Com o objetivo de entender, valorizar e fortalecer a identidade da criança Escola torna-se necessário a implantação de um Plano de Ação para planejar atividades específicas que tratem a diversidade como algo inerente às relações sociais.

Promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas propiciando condições desde a mais tenra idade, para que as crianças tomem consciência de suas próprias raízes.

Propor atividades escolares visando trabalhar o preconceito racial através do conhecimento e valorização da cultura dos negros e afros descendentes, fortalecendo, assim, a identidade das crianças.

O cotidiano escolar deve ser local de igualdade, de respeito às diferenças, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com