TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Célula e Níveis de Organização dos Seres Vivos

Por:   •  15/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Sequência didática

Célula e níveis de organização dos seres vivos

Nesta sequência didática será abordada a função da célula como unidade estrutural básica de todos os seres vivos, assim como as classificações dos organismos em eucariontes e procariontes e os níveis de organização dos organismos pluricelulares.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Célula como unidade da vida.

Competências específicas de Ciências da Natureza

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

Habilidades

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos de aprendizagem

Compreender que existem diferentes tipos de células.

Conhecer os eventos históricos que levaram ao descobrimento da célula.

Diferenciar e caracterizar células procariontes e eucariontes.

Representar esquematicamente células eucariontes, procariontes, organismos unicelulares e pluricelulares.

Compreender os níveis de organização dos organismos.

Conteúdos

Estrutura e função das células.

Microscópio.

Células eucarióticas e procarióticas.

Organismos unicelulares e pluricelulares.

Níveis de organização dos organismos.

Materiais e recursos

  • Papel sulfite.
  • Cola branca.
  • Canetas gel glitter coloridas ou colas coloridas com glitter.
  • Desenho do contorno do corpo humano, em papel kraft, com altura aproximada de 1,5 m.
  • Imagens e figuras impressas de células: animal, vegetal, fungo, bactéria ou protozoário.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Atlas de anatomia humana.

Desenvolvimento

  • Quantidade de aulas: 5 aulas.

Aulas 1 e 2

Na primeira aula, realizar o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, sua organização em grupos e a introdução ao tema.

Na segunda aula, desenvolver uma pesquisa a ser realizada pelos alunos, organizados em grupos, que utilizarão a sala de informática da escola. Caso a escola não disponha de recursos de informática, podem ser usados os livros didáticos para o desenvolvimento da pesquisa ou os livros disponíveis na biblioteca.

Para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito de célula, começar escrevendo a palavra célula na lousa. Avisar os alunos que ela será o tema das próximas aulas; mas, antes, é preciso verificar o que eles sabem sobre o assunto.

Começar com as perguntas a seguir.

1. O que são células?

Resposta: Células são as unidades básicas dos seres vivos.

Espera-se que os alunos citem algumas noções que tiveram em aulas de Ciências do Ensino Fundamental 1, como: Algo pequeno que compõe animais e plantas.

2. Todos os seres vivos são constituídos de células?

Resposta: Sim, todos os seres vivos são constituídos de células, sejam eles formados por apenas uma célula ou por múltiplas células.

Espera-se que os alunos respondam que sim, embora alguns possam dizer que não ou, ainda, que depende. É provável que os alunos saibam que os seres humanos e outros animais são constituídos de células, mas talvez eles não compreendam que todos os organismos, vegetais, fungos e protozoários também o são. É provável também que os alunos tenham noção de que as células constituem os organismos vivos, embora não saibam explicar exatamente o que são ou qual a sua importância.

3. As células de um mesmo organismo são todas iguais?

Resposta: Não. Os organismos pluricelulares são formados por tecidos e órgãos especializados, portanto as células apresentam especificidades e não são iguais.

Talvez seja preciso direcionar a pergunta para que os alunos compreendam que nos referimos aos aspectos estruturais e funcionais das células; para isso, pode-se perguntar: Todas as células têm a mesma função? Ou, em um organismo, todas as células são iguais?

Anotar na lousa as principais palavras-chave e os termos citados. Essa parte do levantamento de conhecimentos prévios deve levar em torno de 10 minutos.

Ao responder as perguntas anteriores, os alunos devem associar as seguintes características às células: são muito pequenas; estão em todos os seres vivos; são muitas (nos seres pluricelulares). A partir dessas ideias, questioná-los sobre o que teríamos que fazer para saber mais a respeito das células. Provavelmente, eles responderão que seria preciso ver/enxergá-las. Mais uma vez, ao questioná-los sobre o que seria necessário para fazer isso, alguns alunos podem citar que precisariam de algo para aumentar as células, como uma lupa ou um microscópio.

Organizar os alunos em grupos com quatro integrantes. Cada grupo deve elaborar um pequeno texto sobre a descoberta das células. Propor que pesquisem os itens na lista a seguir para organizar o texto de maneira coerente, contando uma pequena história sobre a descoberta das células:

  • Robert Hooke.
  • O primeiro cientista que visualizou uma célula.
  • Célula de cortiça.
  • Microscópio.
  • Inventor do microscópio.
  • Instrumento óptico usado para enxergar imagens ampliadas de objetos e seres vivos muito pequenos.

Seguem alguns sites nos quais os alunos podem encontrar as informações necessárias para elaborar o texto.

  • FIOCRUZ. História do microscópio. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2018.
  • FIOCRUZ. Teoria celular. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2018.

Ao final, para socializar as informações obtidas e como forma de avaliar a aprendizagem, organizar a leitura dos textos elaborados pelos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (406.3 Kb)   docx (942.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com