TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAPITAL IMATERIAL

Por:   •  3/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho Capital Imaterial

                                                                                      Debora Finkelstein

                                                                                      Sofia Marchetti

                                                                                      Julia Ritchie

                                                                                      Série: 2B

CAPITAL IMATERIAL

1- Por que para o autor André Gorz, estamos assistindo a uma crise do conceito de valor?  Qual a relação dessa crise com a nova forma de capital?

Segundo o autor, estamos vivendo uma crise do conceito de valor porque hoje em dia este não é mais determinado pelo tempo socialmente necessário para produzir determinado produto, mas sim pela criatividade, o conhecimento científico e a tecnologia necessária para a produção, por isso se tornando cada vez mais qualitativo e menos mensurável. Logo, o capital cada vez mais deseja capitalizar o conhecimento (a única forma de se fazer isso é obtendo o seu monopólio). A relação dessa crise com a nova forma de Capital se dá porque em um mercado de conhecimentos em que esses possam se trocar por seus ‘’valores’’, certamente irá ocorrer incoerências, trapaças e fantasias econômicas, devido ao fato que que esse novo conceito de valor não pode se exprimir em unidades de valor, sendo qualitativo e abstrato.

2. Como o autor explica a diferença e a relação entre saber e conhecimento?

O saber é uma capacidade prática, uma competência que não implica necessariamente conhecimentos formalizados, por isso eles não são ensinados, sendo apreendidos pela prática e pelo costume, são competências comuns da vida cotidiana. Já o conhecimento é o produto do comércio universal entre os homens, é codificado e formalizado. Uma cultura se torna mais rica quando transforma conhecimentos codificados em novos saberes comuns, e, inversamente, a cultura se empobrece quanto mais uma sociedade codifica e transforma os saberes em conhecimentos formalizados.

3. Qual foi a consequência social da sistematização da produção de conhecimento?

A consequência social da sistematização da produção de conhecimento é que acontece uma separação entre o trabalhador e seu trabalho, onde o processo de produção acaba não precisando mais do trabalhador, então ele acaba se tornando somente um complemento de uma máquina. Por conta disso o trabalhador passa a não ter um conhecimento geral de seu produto, diminuindo suas forças produtivas e seu aproveitamento.

4. Por que a sistematização do conhecimento provocou uma mudança no ciclo clássico do capital, provocando uma acumulação fictícia?

A sistematização do conhecimento provocou uma mudança no ciclo clássico do capital, pois este conhecimento não tem um valor de troca, então ele pode ser dividido por todos e para todos também, ele pode ser partilhado de graça pela internet, por exemplo, o que iria abaixar o valor de troca entre o produto e os serviços. Para que este conhecimento não acabe sendo um tipo de recurso comunitário e também gratuito, o capital foi transformado em capital imaterial (fictício) , então a valorização desse capital, acaba se tornando fictícia também.

5.  Por que, para o autor, os rendimentos do capital dependem, em larga medida, do monopólio do conhecimento e da locação da competência?

De acordo com o autor do texto, André Gorz, o monopólio do conhecimento em larga escala é algo necessário para que ocorra os rendimentos do capital. Afinal, esse valor diz a respeito da monopolização de seu direito de servir. Como por exemplo, dentre as grandes marcas sempre há uma que detém poder de proprietária, sustentando-se com o poder do monopólio. A fonte mais lucrativa viria pelo capital fixo, pelas taxas que são cobradas de outras empresas licenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com