TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contação De Histórias Na Educação Infantil.

Casos: A Contação De Histórias Na Educação Infantil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

O hábito da leitura vem sendo extinto, e em alguns lugares já é quase nulo, pois a maioria dos pais vem perdendo a vontade de ler para suas crianças, o que resulta em crianças pouco familiarizadas com o mundo dos livros. Dessa forma, cabe à escola, principalmente na educação infantil, proporcionar esta experiência tão importante para aprendizagem, que é a contação de histórias.

No entanto, em muitas escolas e creches, este momento vem sendo pouco valorizado e até mesmo, esquecido. Por isso, aos professores cabe o papel de trazer para as salas de aula o momento da contação de histórias, que em muito colabora na construção do imaginário, visto que, ao ouvir as histórias, as crianças criam seu próprio mundo de “fantasias”.

O contar histórias na educação infantil, além de estimular o imaginário e o mundo de fantasias das crianças, estimula o desenvolvimento da oralidade, da linguagem oral, escrita e visual, também incentiva o prazer pela leitura, colabora na formação da personalidade, e aumenta nas crianças a concentração.

Através das histórias, as crianças ampliam seu mundo mágico, constroem uma linguagem diferente da usada no cotidiano, e passam a ter a liberdade para criar e recriar histórias por meio da imaginação e fantasia.

Considerando esses aspectos, entende-se que o hábito da leitura deve ser cultivado desde cedo, e que antes mesmo das crianças aprenderem a ler, é importante que possuam constante contado com a literatura, pois, através do ato de escutar uma história, as crianças começam a se interessar pela leitura, iniciando-se assim, o processo para se tornar um leitor.

Cabe ao professor, escolher a história a ser contada de acordo com a faixa etária, além de: dispor de livros com gravuras coloridas, cartazes, imagens e fantoches, e de uma boa entonação de voz. Dessa forma, as crianças demonstrarão interesse, participando e aprendendo a questionar mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com