TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação Segundo a Mitologia Grega

Por:   •  3/10/2021  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com a mitologia grega, tudo começou com um deus “primordial”. Esse deus se chamava Caos. Esse deus vivia só, isolado, sem que nada existisse à sua volta. Não havia, então, sol, luz, terra ou céu! Não havia nada além de uma densa escuridão e de um imenso vazio sem começo nem fim.

Em sua solidão, em busca de companhia, teve a ideia de criar o mundo e todo o universo. A partir de Caos surgiu Gaia, que representa a figura da terra ou mãe terra. Junto com Gaia, surgiram Nix (noite), Érego (escuridão), Eros (amor) e o Tártaro (submundo).

Todos esses seres geraram outras entidades que ajudariam a reger o universo e todas as coisas que estariam nele.

Gaia era considerada a mais bela de todos os seres, mas ela também se sentia sozinha. Foi então que ela gerou Urano, com o objetivo deste, ser o seu companheiro e amor.

Urano era o céu e por isso passou a ser o governante do universo. Sendo identificado por vezes como o Rei.

Dessa união entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos). Cada um desses titãs representava um aspecto do universo. Por ser o senhor do tempo, Cronos era muito poderoso e por isso era considerado o rei dos titãs.

Além dos 12 titãs, Urano e Gaia conceberam os 3 ciclopes e os 3 hecatônquiros. Mesmo sendo o governante do universo, Urano não era totalmente seguro. Certa vez ele teve uma visão do futuro. Ele viu que seus filhos se tornariam muito poderosos e temendo que seu reinado fosse ameaçado, Urano decidiu prender todos os seus filhos no ventre de gaia, mesmo contra sua vontade.

Esse ato fez com que Gaia se voltasse contra Urano e tramasse com seus filhos retira-lo do trono. Foi então que tirando do seu próprio corpo aço, que ajudaria a formar uma foice, tramou com seus filhos desafiar Urano. A maioria dos filhos tinha receio de desafiar o pai, mas Cronos que era muito ambicioso e desejava assumir o trono do pai, prontamente aceitou o plano.

O combinado era, ao cair da noite, quando Urano se deitasse, Cronos iria surpreender o pai e usar a foice. E foi assim que Cronos o fez, se aproximando do pai sem que o mesmo percebesse, o castrou. E assim Cronos conseguiu derrotar Urano e se tornar o novo senhor do universo.

Só que antes de deixar trono, Urano lançou uma espécie de maldição a Cronos. Ele afirmou que ele perderia o trono para um de seus filhos.

Cronos ao assumir o trono não libertou os seus irmãos do ventre de Gaia e deixou sua mãe furiosa. Ela prometeu se vingar de Cronos.

Cronos se casou com Réia, mas devido o que o pai havia dito, se sentiu ameaçado pelos seus filhos e toda fez que um deles nascia, os comia. Para que este não pudesse tirar do trono. Réia não concordava com isto e decidiu enganar Cronos. Após dar a luz ao seu sexto filho, Zeus, o escondeu com a ajuda de Gaia. Ela enganou o marido ao enrolar uma pedra com panos e dar para Cronos engolir como se fosse seu filho.

Zeus cresceu e se tornou muito poderoso. Para libertar seus irmãos e tomar o trono do pai, entrou em guerra com ele. Durante a batalha, Zeus conseguiu libertar seus irmãos. E com a ajuda deles e dos ciclopes e hecatônquiros derrotou Cronos e se tornou o novo comandante do olimpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com