TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fabula Do Patinho Feio

Casos: A Fabula Do Patinho Feio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  4.195 Palavras (17 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 17

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDEUNIVERSIDADE ABERTA DO BRASILTecnologias da Informação e Comunicação na EducaçãoDISCIPLINAProjeto de ação na escola: comunicação e educação na webRozane Corrêa SchmalfussTutor à distância: Valéria Ferreira de Oliveira

2. Plano de AulaEscola: Escola Estadual de Educação BásicaManoel Vicente do AmaralSérie: 2º Ano – Ensino FundamentalDisciplina: PortuguêsTema: A Fábula do Patinho Feio paraAssistir, Ler, Escrever, Compreender,Interpretar e Refletir.Duração: 4 horas/aula

3. IntroduçãoEsta atividade é de suma importância para que nossoaluno possa assimilar de forma significativa o processoleitura-escrita.Quando o professor traz para a sala de aula atividadesdiversificadas que fazem parte da realidade do educando eestimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que, oque vivencia na escola vai ter também fora dela. O vídeoajuda o professor, atrai os alunos, aproxima a sala de aula docotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicaçãoda sociedade urbana, introduz novas questões no processoeducacional. O vídeo modifica a postura dos alunos no geral.O vídeo da história do Patinho Feio nos mostra que o patinhofoi banido do ninho por deficiência estética. No final,descobre que não era um pato feio, mas um lindo cisne.

4. Objetivo GeralTrabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.Refletir e interpretar a fábula observando arelação de valores morais dessa obra.

5. Procedimentos1º MomentoOs alunos assistirão ao vídeo com a históriado “Patinho Feio”.

6. 2º MomentoApós assistirem ao vídeo, partindo damoral da história: “nem sempre o queimporta é a aparência e sim o interior daspessoas” serão feitos comentários sobre “orespeito às diferenças”.

7. 3º Momento•Atividades com o textoNesse momento será dada aos alunos umafolha com o texto da fábula “O Patinho Feio”que será lida pela professora e acompanhadapelos alunos.

8. O patinho feioNuma manhã de Primavera, sentada no seu ninho, a Dona Pata estava à espera que de cada ovosaísse um patinho. Cheia de paciência ali estava no seu ninho muito bem instalada. Dona Pata jásonhava ver a sua linda ninhada. Cinco ovinhos estalaram. Só um é que não rachou.- Que é que se passa? - Dona Pata perguntou.- Será que é mesmo um ovo de pata? – perguntou uma perua alcoviteira.- Se calhar é de galinha – disse o galo da capoeira. Quando finalmente se abriu, Dona Pata, muitoaflita, nem acreditou no que viu. O filhinho que nascera não era como os outros patinhos. Era grande,escuro e meio depenado e toda a quinta comentou que a mãe pata chocara um ovo enganado. Mesmoassim, Dona Pata, que era uma pata muito dedicada, levou para nadar no lago toda a sua ninhada. Etodos os seus filhinhos nadaram muito bem. Mergulharam, deram cambalhotas… E o patinho feionadou como ninguém. Mas os irmãos não gostaram e ficaram cheios de inveja. Disseram-lhe que sefosse embora e o patinho, muito triste, disse:- Está bem. Assim seja. Dona Pata nem reparou no sucedido. Chamou os patinhos um por um.Mas como só sabia contar até cinco, pensou que não faltava nenhum. O patinho feio caminhou, voou,viveu aventuras, escapou de perigos… Mas o pior é que não encontrava amigos. Andou metade da suavida a fugir de caçadores e procurou não ser comida de muitos predadores. O tempo passou. Opatinho cresceu… E, certo dia, no reflexo das águas serenas do regato descobriu que era um cisne enão um pato. Afinal não era assim tão feio. De pescoço esguio e bela plumagem o cisne ficou muitofeliz ao ver pela primeira vez a sua nova imagem. E outros cisnes se juntaram, nas águas serenas doregato, como se dissessem ao nosso amiguinho “tu nunca foste um pato”. E o patinho feio, olhandopara aqueles belos animais, sentiu um desejo profundo de voar pelo mundo e de conhecer os seusverdadeiros pais.Adaptação do conto de, Hans Christian Andersen

9. •Atividade oralApós ter sido lido o texto será feitos os seguintesquestionamentos:1. Como era o último patinho que saiu do ovo?2. O que a mamãe achou?3. No passeio, o que disseram do último patinho?4. Como as outras aves tratavam o patinho?5. Como o patinho se sentia?6. O que o patinho resolveu fazer?7. Será que todos os patos têm que ser iguais?8. Vocês acham que todas as pessoas são iguais?

10. •Atividade escritaRECONTANDO A FÁBULAObserve as cenas, numere-as na sequência dosacontecimentos da história e, depois reconte-as para oscolegas.

11. 4º MomentoNeste momento será realizada uma dinâmica ondeno final será feita uma reflexão sobre os valore morais.Dinâmica do “Patinho Feio”Escrever em fitas para serem colocadas na cabeça demodo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidaspelos colegas que as lerem. Exemplo: beije-me, aperte minhamão, abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc... Somenteum elemento, deverá ficar com a palavra deixe-me, sendoque esse será o único que não será procurado, será o patinhofeio (deixe-me). No final, essa pessoa deverá contar como sesentiu, sendo discriminado e deixado de lado.

12. AvaliaçãoSerão avaliados os aluno de acordocom o desempenho durante a aplicação dasatividades propostas, como produçõesindividuais e coletivas, as atividades deexpressão oral e escrita, levando em contaos pontos significativos e negativos.

13. ReferênciasMANDARINO, Mônica Cerbella Freire. ORGANIZANDO O TRABALHO COMVÍDEO EM SALA DE AULA . Artigo. Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIOMORAN, José Manuel. O vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação eEducação, n.2, Editora Moderna, São Paulo, SP. 1994.REZENDE, Flavia, Núcleo de tecnologia Educacional para a Saúde, UFRJ. ASNOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVACONSTRUTIVISTA.VIEIRA, Rita Andréa Cipriano; VANIEL, Berenice Vahl. AMBIENTES VIRTUAISDE APRENDIZAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGENSPRAZEROSAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.SCHLEMMER, Eliane; Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS;Eliane@poa.unisinos.br. Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: umametodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades emAmbientes Virtuais de Aprendizagem.

http://www.slideshare.net/Rozane63/plano-de-aula-do-2-ano

1. Unidade Integrada Cônego Ribamar Carvalho Plano de Aula Assunto: Reescrita do Clássico Infantil “ O Patinho Feio”.Introdução:Esta atividade tem por finalidade:q Desenvolver o respeito e direitos de cada um dentro e fora da sala da aula;q Mostrar que todos nós temos sempre algo de bom a oferecer;q Estimular a capacidade leitora e escritora dos alunos através da reescrita da história.

2. Objetivos:q Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com