TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabula

Trabalho Universitário: Fabula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 6

NOME:

CURSO: DATA:

DISCIPLINA:

RESENHA DO LIVRO: O SEGREDO DE LUISA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Dolabela, Fernando. O segredo de Luísa, 30ª Ed. São Paulo: Editora de Cultura, 2006. 304 p.

CREDENCIAIS DO AUTOR

Fernando Dolabela, Mineiro e pai de três filhos, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - São Paulo) e Mestre em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Administrador de empresas, especialista na área de empreendedorismo, consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI-IEL Nacional), do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de várias universidades. É autor dos seguintes livros: “O Segredo de Luisa” (Cultura, 1999), “Oficina do Empreendedor” (Cultura, 1999), “A vez do sonho (Cultura, 2000), “Boa idéia! E agora? (“Cultura, 2000), Empreendedorismo: A viagem do Sonho” (AED, 2002), “Pedagogia Empreendedora” (Cultura, 2003), “Empreendedorismo: Uma forma de Ser” entre outros.

PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA

O Segredo de Luisa livro, de trezentos e quatro páginas, dividido em seis capítulos e dois apêndices, sendo o primeiro um plano de negócios e o segundo um teste para o empreendedor, editado pela Editora de Cultura, São Paulo, sua primeira edição foi em mil novecentos e noventa e nove, com segunda edição em janeiro de dois mil e seis. O Segredo de Luisa tornou-se um Best Seller, em menos de seis anos atingiu os cem mil exemplares vendidos. Livro escrito por Fernando Dolabela, administrador de empresas, especialista na área de empreendedorismo.

O Segredo de Luisa, não é somente mais um livro que relata a história de sucesso de um personagem, o Segredo de Luisa traz o exemplo de uma história de sucesso mostrando o quão importante é lutar pelo seu objetivo, mais lutar dentro da realidade. Ensina que para qualquer negócio ser bem sucedido é importante que haja um plano de negócio muito bem elaborado, estruturado. O livro mostra o que é empreendedorismo de forma clara e concisa, traz ao leitor esclarecimento a cada passo dado para a construção do seu projeto, do seu plano de negócio. Recomendo não somente a estudantes, mais a toda pessoa que tenha um sonho de empreender alguma coisa. É um livro esclarecedor e nos torna totalmente apaixonados por nossas idéias.

SÍNTESE DA OBRA

Luisa nasceu na cidade de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, filha de D. Maria Helena e Seu Geraldo, noiva de Delcídio, funcionário da Prefeitura de Ponte Nova. Luisa foi aprovada em seu primeiro vestibular, para Comunicação, não chegou a cursar, pois, seu pai considerava uma profissão sem futuro, mais na verdade o que ele queria era realizar o seu sonho através da filha.

Graduando Odontologia em Belo Horizonte, para satisfazer os anseios de seus pais. Luísa acalentava o grande sonho de tornar-se uma empresária de sucesso, sonho este, que tinha como grande fonte de inspiração sua Tia Fernanda, uma comerciante nata, proprietária do “Sereia” Azul”, um armazém de grande projeção comercial em Ponte Nova. Produzindo uma goiabada cascão, Fernanda conquistou um grande número de admirados para o seu produto, e Luísa todas as vezes que retornava a cidade para passar o final de semana, levava para seus amigos da capital uma pequena quantidade desta goiabada. Após um grande número de elogios e pedidos de novas remessas da goiabada, Luísa percebeu então a oportunidade de realizar seu grande sonho, torna-se uma empresária, industrializando a produção de sua Tia. Porém ao colocar seu objetivo em pratica, Luísa, percebeu que teria mais problemas e desafios do que imaginava. Luisa começa a buscar informações sobre o assunto através de leituras, conversas com pessoas que lhe cercavam, procurava saber mais sobre fabricantes, passa também a buscar aliados para a concretização do seu sonho, sua tia Fernanda foi sua primeira “vitima”. Depois da conversa com sua tia sobre seu projeto e aconselhada por ela, procurou pessoas que realmente entendessem do assunto para dar-lhe informações necessárias para colocar em prática seu empreendimento

Mas sem pensar em desistir procurou Pedro, um professor de empreendedorismo, para que a orienta-se na realização de seu objetivo. Com esta orientação a mesma começa a realizar diversas pesquisas de campo, pesquisas de mercado, visitas e contatos criando assim uma rede de negócios para auxiliá-la, entre estes contatos estava Eduardo, um amigo, que dominava a área administrativa.

Durante este período Luísa recebe uma proposta para trabalhar e futuramente assumir o consultório de um renomado Dentista de Ponte Nova, aliada a uma grande pressão de seus familiares, mas a mesma já está determinada a montar sua empresa.

Ao quebrar durante um longo período a rotina de voltar a Ponte Nova nos finais de semana, sua família começa a perceber que alguma coisa esta realmente acontecendo, e ao pressioná-la, ela declara seus reais objetivos, sendo que todos ficam contra seus planos.

Mas dando continuidade a seus planos convida o Sr. André, empresário de grande sucesso, para ser seu padrinho, impondo como condição de tornar-se seu consultor. A partir deste momento Luísa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com