TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia do Automóvel

Por:   •  18/6/2017  •  Seminário  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 12

                       INTRODUÇÃO

O automóvel é algo muito útil no dia a dia para o deslocamento de objetos e pessoas. Com os avanços das montadoras, houve um grande crescimento no mercado automobilístico.  

No decorrer do tempo o automóvel se forma ganhando novas peças, assim, o veículo passa a ter um conforto maior, motores mais potentes, estabilidade e, entre outros, recursos que são utilizados nos veículos de hoje.  

Com a evolução dos veículos, nasce uma nova modalidade de esporte, a Fórmula 1, que teve muitos corredores históricos como o Ayrton Senna e Michael Schumacher  os quais foram eleitos melhores pilotos de Fórmula 1 da história. 

A relevância e escolha do tema se devem à paixão pelo esporte automobilístico, bem como os avanços tecnológicos e econômicos emergidos por essa máquina, que hoje, é o principal meio de transporte. 

Para explanar essa temática envolvente da história do automóvel debrucei em referenciais teóricos como: Miriam Ilza, Paula Perin e Hell Verlag, pois para essa categoria eram os mais envolventes e coerentes na abordagem. 

Nesse sentido, vale fomentar que é um trabalho que pretende mostrar as pessoas que este veículo não é apenas um produto de status, mas sim um objeto de transporte, facilitando o dia a dia da civilização para a locomoção ao seu destino desejado. 

                           1. O Início dos Automóveis

Segundo Renato Domith Godinho (2015), o automóvel teve seu inicio em épocas diferente épocas, em 1807, os primeiros carros movidos combustível surgiram no mercado, o que levou a criação em 1885 do moderno motor a gasolina. Em 1876 foi criado o automóvel moderno por Karl Benz a empresa Patent-Motorwagen.  

Carros movidos à energia elétrica foram fabricados no século XX, mas não teve bons números de vendas até o século XXI.  

Baseado nas ideias Renato Domith Godinho (2015), o automóvel não o evolui em uma data certa, o veículo teve suas evoluções em datas diferentes que foram se aprimorando até formar o automóvel que obtemos hoje em dia.

   

                          2. O automóvel no Brasil

Conforme  Luiz Pietsch Jr (2012), Alguns historiadores pensam, que a História dos Automóveis no Brasil começa em 1893, com o desembarque no porto de Santos de um automóvel Peugeot Type 3. 

Conforme  Luiz Pietsch Jr (2012),muitos pesquisadores têm teorias sobre a chegada do veículo para o Brasil e acreditam que com a compra do veículo, por Carlos Drummond, abriu as portas para o comércio de autos no Brasil. Porém, o automóvel não veio ao Brasil no mesmo ano de 1893, pois, o segundo automóvel só chegou a São Paulo em 1898. 

Com a vinda dos automóveis para o Brasil, aplicaram leis para que evitasse os acidentes com os automóveis em São Paulo. O prefeito aplicou leis regulamentando o uso do automóvel na cidade, já impondo uma taxa para esse veículo, assim como era feito com os outros meios de transportes.  

Em 1903, tínhamos apenas seis automóveis circulando pela cidade de São Paulo, e a prefeitura tornou obrigatória a manutenção dos veículos para fornecer uma placa de identificação que seria obrigatoriamente colocada na parte trás do "carro

                           3. Eras de Invenções

              Segundo Paula Perin dos Santos (2013) O primeiro automóvel a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover foi um carro que possuía três rodas e foi criado por Karl Benz.

Com o passar do tempo foram criados outros modelos, muitos deles com o que era chamado de “motor de dois tempos”. A partir de então teve início a produção e venda de automóveis, iniciada pela empresa francesa Panhard et Levassor.

O primeiro carro inglês a ser produzido foi o Lanchester, em seguida veio o Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, entre outros.

Em 1904 foi fabricado o primeiro RollsRoyce contendo um aparelho composto por vários canos em forma de arco e ventilador, com o objetivo de impedir que a água em circulação alcance temperatura máxima.

 Karl Benz construiu o primeiro automóvel em 1885 em Mannheim, conseguindo a patente em 29 de janeiro do ano seguinte e iniciando a primeira produção em massa de seu veiculo em 1888.

Com essas evoluções no mercado automotivo, algumas marcas decidiram inovar dentro das suas produções, alguns deles foram o Fordismo, Taylorismo, Toyotismo. Veja mais a respeito deles:

     3.1 Fordismo

 Como dito Paula Pein dos Santos (2013) Fordismo  é o nome do modelo  de produção automobilística em massa, criada pelo norte-americano Henry Ford. Esse método tinha uma ideia de aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do veiculo, resultando no aumento das vendas que iria permitir manter baixo o preço do produto.

3.1.2 Taylorismo

 Como dito Thais Pacievitch (2013) Taylorismo é baseado em um método científico de organização do trabalho, desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual contou sobre seus métodos.

O Taylorismo, o trabalho industrial foi restaurado, pois cada trabalhador passou a trabalhar em uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.

Características do Taylorismo:

- Racionalização da produção.
Economia de mão-de-obra.
- Aumento da produtividade no trabalho.
- Corte de “gastos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.
- Acabar com qualquer desperdício de 
tempo.

           3.1.3 Toyotismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (382.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com