TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO COM TEXTOS MULTIMODAIS NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Por:   •  9/10/2014  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como os docentes de Português como Segunda Língua utilizam textos multimodais presentes em materiais didáticos desta área. O estudo é fundamentado na Análise Crítica do Discurso e na Semiótica Social. Para analisar os dados foram aplicados os princípios da pesquisa qualitativa que norteiam o trabalho. Pela análise do corpus, foi possível verificar que os professores não realizam um trabalho sistematizado com os textos multimodais e por isso, alguns estereótipos brasileiros podem ser reforçados através dos materiais didáticos. Os resultados apresentados mostram a importância do conhecimento da teoria da multimodalidade para a realização crítica de trabalho docente e contribui para a melhora do ensino de português como segunda língua.

Palavras-chave: texto multimodal; teoria da multimodalidade; análise do discurso; ensino de português.

Abstract

The main objective of this research is to analyze how Portuguese as a Second Language teacher has used multimodal texts that appear in textbooks of this area. The study is based on the Critical Analysis of Discourse and the Social Semiotics. For the analysis of data, the principles of qualitative research had been applied to guide the work. For the analysis of corpus, it was possible to verify that teachers doesn´t realize a systematization work with multimodals text and, because of this, some brazilian stereotypes can be intensify by means of the textbooks. The presented results prove the importance to know a multimodal theory to a critical teaching work and helping to improve the Portuguese as a Second Language teaching.

Key Words: multimodal text; multimodal theory; analysis of discourse; portuguese teaching.

1. INTRODUÇÃO

Situar as atividades lingüísticas significa realizar um estudo de acordo com a proposta das ciências sociais críticas que, por sua vez, assumem a vida social como sendo construída por meio de “práticas”. De acordo com Chouliraki & Fairclough, (1999, p.21):

as “práticas” são formas habituais, atreladas a lugares e tempos particulares, nos quais as pessoas aplicam recursos (materiais ou simbólicos) para agir juntos no mundo. Práticas são construídas por meio da vida social – nos domínios especializados da economia e da política, especialmente, mas também no domínio da cultura, incluindo a vida diária.

A vantagem de focar sobre práticas sociais é que elas constituem ponto de conexão entre estruturas abstratas, seus mecanismos e eventos concretos – como a linguagem em suas diversas formas de realização. Assim é que, por meio da proposta da Análise de Discurso Crítica, pretendemos elucidar aspectos referentes ao papel das práticas em sala de aula que envolvam textos multimodais presentes em livros didáticos de língua de português como língua estrangeira, com o objetivo de investigar a forma como esses textos podem determinar o tipo de abordagem de docentes dessa área, pois é esse profissional que apresenta ao aluno estrangeiro, diferentes visões de mundo, que serão trabalhadas com o auxílio dos livros didáticos.

Ter conhecimento crítico sobre as várias formas de realização da língua significa realizar trabalho estruturado e consciente com textos de natureza diversificada, prerrogativa do docente de língua estrangeira, razão pela qual pretendemos empreender investigação sobre os processos constitutivos dessas práticas sociais, desvelar suas ideologias, que são, na verdade, representações discursivas de uma das áreas do ensino.

2. PERCURSO METODOLÓGICO

Esquematizamos os passos metodológicos a serem adotados nesta pesquisa de acordo com a proposta de Taylor e Bogdan (1998):

O método qualitativo foi escolhido para a análise dos dados. Acreditamos ser este o mais apropriado já que o trabalho se realiza com textos e visa à interpretação das realidades sociais por meio da realização e análise de entrevistas de profundidade. Além disso, por ser o texto o espaço de concretização dos sentidos do discurso, estes passam a ser a fonte de coleta de dados mais importante. É válido ressaltar a afirmação de Mainguenau (2001, p. 65) sobre o que seria texto em uma perspectiva mais atual:

a diversificação das técnicas de gravação e de reprodução da imagem e do som vem modificando consideravelmente a representação tradicional do texto: este não se apresenta mais unicamente como um conjunto de signos sobre uma página, mas pode ser um filme,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com