TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA QUALIDADE DO ENSINO

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA QUALIDADE DO ENSINO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  4.261 Palavras (18 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ PEREIRA MIRANDA

Orientadora: Professora Marizângela Souza Reis

Co - Orientadora: Professora Klívia de Cássia Silva Nunes

Araguaína - TO.

2010

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ PEREIRA MIRANDA

CASTRO, Eliane Pereira dos Santos

REIS, Marizângela Souza

NUNES, Klívia de Cássia Silva

RESUMO: O presente artigo apresenta algumas abordagens referentes à importância do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal José Pereira de Miranda na busca da qualidade do ensino e suas contribuições no processo de ensino- aprendizagem. Para alcançar a efetivação da pesquisa utilizou-se como pressupostos teóricos básicos NOGARO (1995), VEIGA (1995) e SAVIANI (1997) com vistas a refletir as abordagens teóricas com o contexto educacional apresentado .Posteriormente foi utilizada pesquisa empírica contemplando a aplicação de questionários fechados, análise documental e observações em reuniões voltadas para o desenvolvimento das ações do PPP. Sua estruturação baseia-se no planejamento participativo e integrado, devendo contar com a colaboração de toda a comunidade escolar, permitindo que a gestão escolar seja autônoma, democrática e segura. A qualidade no ensino é o ponto central de qualquer proposta pedagógica, sendo que para se obter estes resultados é necessária a utilização de dimensões indissociáveis que são a pedagógica e a política dentro da escola. Por meio desta pesquisa foi possível confirmar que as ações do Projeto Político Pedagógico estão sendo planejadas e executadas por todos os envolvidos no processo que coletivamente buscam ofertar ensino público de qualidade e que possa contribuir significativamente na qualidade de vida da comunidade.

Palavras - chave: Educação, Projeto Político Pedagógico, Gestão Democrática.

1. INTRODUÇÃO

A construção ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico - PPP necessita de um estudo profundo e principalmente uma reflexão sobre como estão sendo desenvolvidas as ações, levando em conta a sua importância e ao mesmo tempo os desafios que surgem durante o processo de execução.

O processo de planejamento constitui-se como base fundamental do processo de elaboração, implantação e avaliação do PPP, pois contribui diretamente para que as metas elaboradas estejam de acordo com as demandas da escola e que no momento da implantação existam mecanismos que possam subsidiá-las com êxito.

Por intermédio do projeto de pesquisa buscou-se investigar de que maneira o projeto político pedagógico pode contribuir e influenciar em novas práticas pedagógicas na Escola Municipal José Pereira Miranda? Para tanto, objetivou-se a analisar e avaliar, em conjunto com a equipe escolar, as ações constantes no PPP, suas implicações na melhoria do ensino, os resultados obtidos e principais dificuldades na sua realização na unidade escolar pesquisada.

Os temas desenvolvidos estão colocados de maneira a formar um todo com ênfase na questão do Projeto Político Pedagógico, uma vez que o mesmo é peça fundamental no planejamento escolar e elemento indispensável para uma gestão democrática e autônoma.

Inicialmente buscou-se definir, por meio dos autores estudados, a dimensão política e pedagógica do Projeto Político Pedagógico. Na sequência com brevidade é apresentado os procedimentos metodológicos da pesquisa e os resultados obtidos que confrontados com os objetivos propostos e hipóteses testadas possibilita o entendimento das realidades e possibilidades para a implantação com sucesso de um Projeto Político Pedagógico que atenda as demandas sociais, culturais, pedagógicas e políticas, fortalecendo a gestão escolar e que promova a melhoria do ensino.

2. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA

2.1. Dimensão Política

Na educação existe um pressuposto que o político se dá a partir de um ato humano, ou seja, todas as suas ações são políticas na medida em que são ações tomadas dentro de uma coletividade, sempre como consequência destas decisões as influências na própria coletividade.

Essas influências atingem diretamente a relação do humano com o meio ambiente de que ele faz parte, passando assim a ser entendido como educação. Neste aspecto é possível afirmar que este ato influência diretamente as atitudes de todos os atores envolvidos na elaboração e execução das ações contida no PPP da unidade escolar.

A escola é hoje um espaço social e democrático, composto pelos alunos e seus familiares, professores, funcionários e por demais membros da comunidade sempre apresentando sugestões de ações que são introduzidas a medida da possibilidade, consolidando assim uma melhoria do processo de ensino aprendizagem.

O PPP tem como principal papel a elaboração de ações pedagógicas com intuito de solucionar os problemas de aprendizagem detectados na instituição, com a participação coletiva nesta construção, buscando sempre à melhoria da qualidade do ensino, onde todos devem fazer parte da consolidação e desenvolvimento das ações propostas no projeto.

É primordial conscientizar a todos com clareza sobre que tipo de escola se quer e qual realidade em que ela se encontra inserida e reconheçam sua importância na sociedade como um agente transformador. A escola de imediato precisa trabalhar suas deficiências a fim de transformar e obter sucesso fazendo uma junção entre o político e o pedagógico.

VEIGA (1995, p.13) defende que o “Político e pedagógico têm assim uma significação indissociável.”. Afirmando que devemos buscar uma reciprocidade para que haja uma verdadeira vivência democrática.

È possível observar que existe uma apresentação de ações por parte das autarquias superiores que impedem a participação da comunidade dentro do espaço escolar, não dando oportunidade para que essa comunidade onde a escola está inserida tenha uma participação direta e efetiva na elaboração do planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com