TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

Por:   •  19/8/2018  •  Dissertação  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

        Uma das etapas mais importantes na vida do ser humano é a conquista de um trabalho.

        O aspecto financeiro proveniente de um trabalho é obviamente relevante, pois a sobrevivência procede aos recursos adquiridos, é o que garante viver com o mínimo de respeitabilidade perante a sociedade, e literalmente, atualmente, sobreviver com o mínimo, moradia, alimentação e vestuário.

        Mas, o trabalho é bem mais do que o seu valor monetário. Trabalhar é sentir-se digno, é a mais profunda realização pessoal, é ser útil para algo, ou para alguém. É sentir que a mudança, em qualquer área profissional advém do seu trabalho, e o maior fruto disto, é exatamente sentir que se fez a diferença.

        O trabalho gera responsabilidades ao individuo, corroborando para sua formação não só dentro do ambiente de trabalho, mas também para o desenvolvimento pessoal.

De outro foco, vê-se que o não trabalhar, gera uma instabilidade emocional, impossibilitando ao cidadão que se realize como pessoa em outras áreas de sua vida, e isto certamente ferirá sua dignidade. É primordial que cada um encontre um oficio, o trabalho é mais do que uma simples tarefa diária e rotineira, trata-se da própria identidade do indivíduo.

        Mas ainda mais importante do que simplesmente ocupar-se, é gostar do que faz, é desempenhar com amor e com vontade o seu ofício, para que seja assim produtivo que se faça a diferença como profissional, do contrário, poderá ser pior do que não trabalhar, a falta de vontade e de prazer, podem gerar conflitos internos, e externar-se em problemas emocionais.

        No entanto, o prazer em desempenhar funções não é algo que apenas o funcionário deva ter, este deve ser estimulado pelo empregador, trabalhar em um local organizado, desafiador, e com pessoas de bom caráter é essencial para que o interesse pela atividade não seja esgotada por um ambiente nocivo.

        Quem tem um trabalho deve sempre buscar um propósito, isto irá contribuir para mudanças significativas em todas as esferas da vida pessoal, trabalhar por trabalhar, apenas com o fim de sobreviver, será sempre uma rotina árdua e cansativa, enquanto que se zelar por projetos, e enxergar o trabalho como um diferencial na vida da sociedade, obterá grandes realizações como ser humano.

Como já dizia Benjamin Franklin: “O trabalho dignifica o homem”.

        

Kelly Cristine da Silva

26 de Janeiro de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com