TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Leitura

Trabalho Universitário: A Importancia Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da leitura

ANDRADE, M. M. A importância da leitura. In: __________. Introdução à metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1997. Cap. 1, p. 17- 23

O presente texto faz referência ao primeiro capítulo do livro de Maria Margarida de Andrade introdução á metodologia do trabalho científico, fala da importância da leitura, dos tipos de leitura, das finalidades e modalidades de leituras dentre outros. Maria Margarida de Andrade é mestre em Filologia e Língua Portuguesa, doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH-USP.

O texto está dividido em seis partes básicas a primeira introduz o assunto, diz que ainda é fundamentalmente através da leitura que se realiza o processo de transmissão/aquisição da cultura. A seguir a autora apresenta os tipos de leitura, ela lembra que alem da leitura verbal existem outros tipos de leitura, icônica, por exemplo, é a leitura através imagens ou símbolos, outro tipo de linguagem universal é a gestual, neste último caso o texto traz como exemplo os códigos usados por levantadores nos jogos de vôlei.

Outro ponto importante citado no texto diz respeito às finalidades da leitura fazendo distinção entre a leitura informativa mais ligada acultura geral e a formativa relacionada com a aquisição ou ampliação de conhecimento. Quanto às fases da leitura, são destacadas a leitura de reconhecimento ou pré-leitura, leitura seletiva, leitura crítica ou reflexiva e leitura interpretativa.

A última parte do texto, porém não menos importante fala sobre os tipos de análise de texto, sendo; a) análise textual – cujo objetivo é ter uma visão global do texto, b) análise temática – identificação da idéia central e das secundárias, c) análise interpretativa – análise crítica ou avaliação; discussão e julgamento do conteúdo do texto.

O texto é bastante relevante e de grande contribuição, pois além de mostrar o quanto é importante o hábito da leitura apresenta uma linguagem simples, traz ainda exemplos claros e pertinentes ao tema o que o torna não só recomendável aos alunos dos cursos de graduação, mas a qualquer pessoa interessada em adquirir conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com