TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Leitura

Artigo: A Importancia Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

PROGRAD – ASPES – PARFOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Itaguaçu da Bahia

2013

Ler é fundamental para cada um de nós porque através de uma boa leitura é que ampliamos mais os nossos conhecimentos. O aprendizado fica bastante evoluído, desenvolvendo no indivíduo uma expressão de liberdade para pensar e interagir no meio em que vive.

O papel da leitura, assim como o da escrita, é de extrema importância no mundo atual, pois é uma das principais ferramentas que o ser humano utiliza na sua formação na perspectiva de um bom desenvolvimento, tanto profissional, como intelectual.

Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de ler, por isso elas às vezes deixam de perceber o valor que a leitura tem, que é o de aprimorar a desenvoltura intelectual e, sem esta percepção, elas não compreendem que ela é muito importante e útil na vida de cada um de nós.

É através da leitura ou mesmo pelo hábito de ler que o indivíduo habilita-se a exercer os conhecimentos culturalmente construídos e dessa forma escala com maior facilidade os novos degraus do ensino, e em consequência atinge também sua realização profissional.

O ato de ler é função primordial da escola, e é esta que possibilita o educando a ler o mundo, de construir a sua própria história.

Entendo que na atualidade há uma grande necessidade de formar leitores críticos. Fazer do aluno um leitor com este perfil é uma urgência dentro das instituições escolares, pois o rendimento escolar de determinados alunos é marcado pelo fracasso, em virtude de não serem bons leitores e consequentemente, bons interpretadores de textos e/ou enunciados, que não estão presentes só em Língua Portuguesa, mas em todas as disciplinas do currículo escolar. Desenvolvendo habilidades de leitura crítica, certamente este aluno passará a ter desempenho melhor nas demais disciplinas com as quais tem contato na escola.

Entretanto, se a instituição não dispuser deste espaço, não é motivo para não realizar trabalhos com leitura, pois mais significativo do que o local é o trabalho e/ou as atividades que se materializam para seduzir os alunos para o hábito da leitura crítica.

Contudo, posso dizer que a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado. Ler é essencial. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas, ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar.

Nada desenvolve mais a capacidade verbal que a leitura. Ler e escrever são complementares. Um bom escritor é sobre tudo um bom leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com