TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Leitura Na Construção Do Conhecimento

Artigo: A Importancia Da Leitura Na Construção Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2013  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  3.770 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal desta pesquisa é conscientizar o incentivo à leitura e de seus benefícios. Na sociedade a busca pelo conhecimento tem sido um processo continuo marcado pelo uso tecnológico de informação e comunicação.

A leitura é uma das principais fontes de conhecimento, e este possibilita uma ampla visão de mundo, e capacita a uma consciência dos deveres e direitos do cidadão. Por estes e outros motivos, a leitura deve ser incentivada desde cedo, para que este seja um ato prazeroso e não obrigatório. Cabe aos pais incutir este interesse na criança.

A importância do professor educador também é fundamental, pois estes são responsáveis diretamente a promoverem ações de incentivo a leitura. Barreto (2006) Blattmam e Viapiana(2005), entre outros.

Em contrapartida, segundo pesquisas, o número de leitores tem diminuído significativamente devido a falta de estímulos tanto da família quanto da escola. A mídia estimula o interesse pela televisão, internet entre outras formas de lazer que possam parecer mais atrativas. A falta de bibliotecas também contribui, pois o simples acesso a um livro em muitos lugares é difícil.

A leitura possibilita uma melhor compreensão do mundo, o que permite a capacidade de visão crítica da realidade, formando opinião e distinção de diversos assuntos.

2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A leitura e a escrita exercem um papel importante por ser instrumento perceptível de transformações das estruturas comunicacionais, podendo significar a formação de leitores mais compreensivos e críticos.

O hábito de ler deve-se iniciar cedo, por isso o incentivo dos pais e educadores é importante nesta fase de percepção da criança a partir do momento em que se inicia o processo de alfabetização, pois ela estimula o desejo de aprender e entender o que se escreve e não torna o hábito de ler uma obrigação.

2.1 As funções da leitura

A escrita vem se desenvolvendo a partir das necessidades sócio- culturais e caracteriza-se pela função principal de comunicação. A leitura e a escrita nos dias atuais é indispensável como forma de trazer benefícios ao leitor mantendo-o em constante aprendizado e informado sobre todos os acontecimentos que lhe cercam.

A leitura nos possibilita uma melhor compreensão do mundo, permitindo ao indivíduo uma visão crítica da realidade.

O hábito de ler deve ser uma constante na vida das pessoas e não apenas como prática escolar, mas para complementar sua percepção e conhecimento de vida. (SOUSA,Evilásio)¹

_________________

¹http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/leitura-e-escrita-pratica-essencial-na-formacao-de-cidadaos-criticos-5316363.html

3 A DEFICIÊNCIA DA LEITURA

Ler e não entender é o problema que afeta até a classe bem formada do país, é o que mostra a pesquisa intitulada O indicador do alfabetismo funcional 2011-2012, do Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa, mostra que só 1 em cada 3 brasileiros com ensino médio completo é de fato alfabetizado (35%), e 2 em cada 5 com formação superior (38%) têm nível insuficiente em leitura (REVISTA LINGUA PORTUGUESA,2012 p.40)

Os analfabetos funcionais representam 27% do país e menos da metade da população (47%) tem nível de alfabetização considerado básico. A maioria não sabe o elementar para ser entendida ao rascunhar, se muito, um mero bilhete. (REVISTA LINGUA PORTUGUESA, 2012 p.40)

3.1 Deficiências na interpretação de textos

A dificuldade na interpretação de textos acarreta muitos problemas como, por exemplo, o alto índice de reprovados nos exames da OAB e nos testes para obtenção de emprego, apesar de terem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com