TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Figura Feminina Na Obra Os Maias

Dissertações: A Importância Da Figura Feminina Na Obra Os Maias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  3.096 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA FIGURA FEMININA NA OBRA OS MAIAS

No romance Os Maias são apresentados até certo ponto os aspectos subjetivos, os anseios, desejos e os valores sociais os quais estão inseridos na obra partindo das transformações pela qual a sociedade portuguesa se apresenta. Contudo, a mulher assume uma grande importância na obra, mesmo que essa é apresentada em menores proporções que os homens.

É a partir do papel feminino que Eça de Queirós retrata os conflitos vividos através do adultério e a relação incestuosa vivida por Maria Eduarda e Carlos Eduardo. Ao passo de uma análise literária observa-se que as mulheres como Maria Monforte e Maria Eduarda apresentadas na obra estão inseridas nas duas intrigas, tanto na secundária como na principal. Porém, o papel feminino também é apresentado por outras personagens que se caracterizam como personagem-tipo revelando os costumes da época vivida, o que deixa transparecer a suma importância da figura feminina na obra.

Compreender a real importância da figura feminina no romance Os Maias, de Eça de Queirós é necessário que se faça um estudo minucioso, ou seja, uma análise mais completa, pois só assim serão detectados as funções que a mulher representa perante a sociedade e o autor.

2.1 Os Maias: Análise literária

No processo da criação de uma obra literária o autor não fica limitado a um só fato, a obra surge numa incorporação entre obra e cultura. É uma das formas pela qual se adquire conhecimento e compreensão do homem e suas relações sociais. A literatura nasce a partir de um contexto social, pois é uma parte cultural de uma sociedade. (ANTÔNIO SOARES AMORA, 1997).

O autor transforma seu conhecimento em literatura e descreve nela os contextos históricos, tanto culturais, político, econômico e social, os quais são vivenciados pelo mesmo e assim expõe suas idéias em seu estilo próprio. Na obra Os Maias, de Eça de Queirós, formulou-se um mundo, descreveu o tempo, o espaço, descrevendo particularmente a sociedade portuguesa, uma realidade que o autor procurou retratar de modo fictício.

Poe ser a literatura um ato de comunicação com o leitor e uma forma pela qual se obtém conhecimento do mundo e dos seres em suas diversas tipicidades e particularidades contidas num contexto histórico-social é que o estudo de Os Maias assume uma grande importância. A literatura portuguesa é um elo com o mundo literário, cujo limite do espaço e do tempo é quebrado através da linguagem escrita e traduz a complexidade humana com identidades diversas inseridas em diferentes culturas, revelando assim os valores morais e sócio-univesal.

A obra Os Maias é encantadora, revela a cultura, os desejos, medos, problemas e anseios vividos pela sociedade portuguesa no século XIX. Em cada parte da obra é possível encontrar detalhes que chamam e prendem a atenção do leitor. É sempre uma nova descoberta encontrada nas entrelinhas e assim aguça-se a curiosidade de interpretação da mesma.

Como já disse Reis (1978, p.9)

Admiração por uma obra que até agora, não deixou de nos seduzir e surpreender pela infindável dose de novidade estética que sucessivas leituras têm nela descortinado. E isto pressupõe, desde logo, uma certa concepção de leitura, da qual não abdicamos: a de abertura à carga de prazer que tal acto, essencialmente emocionado e fascinado, sempre faculta.

A obra Os Maias está ligado ao tempo e ostenta numa oscilação de valores onde se apresenta uma estética renovadora optada por Eça de Queirós diferentemente de suas obras anteriores. A arte literária tem função de revelar os acontecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com