TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLHA DA FIGURA FEMININA COMO HEROÍNA ATIVA NA OBRA ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DE JOSÉ SARAMAGO

Artigos Científicos: A ESCOLHA DA FIGURA FEMININA COMO HEROÍNA ATIVA NA OBRA ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DE JOSÉ SARAMAGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 12

A ESCOLHA DA FIGURA FEMININA COMO HEROÍNA ATIVA NA OBRA ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DE JOSÉ SARAMAGO

Loriana Carvalho Silveira Andrade Silva

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar pesquisa Bibliográfica sobre a importância da figura feminina na obra Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Buscou-se aprofundar os conhecimentos sobre a importância da mulher na literatura e a sua importância na trama. Utilizou-se como método a leitura prévia, leitura seletiva, Leitura crítica analítica e leitura interpretativa para a efetivação do trabalho. A análise das referências bibliográficas foi feita por categorização, onde foram extraídos das falas dos autores de artigos e obras que tratam o feminino na literatura. Concluiu-se com a prática da pesquisa e segundo alguns autores citados ao longo do trabalho, que a Mulher do Médico ( personagem central da obra ) contém muito dos aspectos que tanto a crítica feminista reivindica: uma igualdade de papéis entre homem/mulher, uma mulher com características fortes e força de mudança, que seja determinada, espirituosa e líder e mesmo assim continue sendo uma mulher, com todas as suas peculiaridades femininas.

Palavras-Chave: Literatura. Mulher. Conquista. José Saramago.

Abstract

The present study aimed to perform research on the importance of Bibliographic female figure in the work Blindness by José Saramago . We attempted to further our understanding of the importance of women in literature and its importance in the plot . Was used as a pre- reading method , selective reading , analytical reading and critical interpretive reading for the execution of the work . The analysis of the references was taken by categorization , which were extracted from the speech of the authors of articles and articles that deal with the feminine in literature . It concluded with the practice of research and according to some authors cited throughout the paper , that the Doctor's Wife ( central character of the work) contains a lot of aspects that both the feminist critique claims: an equality of roles between man / woman, a woman with strong features and forces of change , which is determined , witty and leader and still remains a woman , with all its peculiarities female .

Keywords : Literature. Women. Achievement. José Saramago.

1- Introdução

Ao longo dos anos, verifica-se que a mulher vem conquistando seu merecido espaço na sociedade. Hoje podem trabalhar e serem bem remuneradas por seu desempenho e podem manter financeiramente um lar. Contudo, há ainda uma herança patriarcal que subestima a capacidade feminina de lidar com problemas ou mesmo resolvê-los de forma racional e humana.

Há tempos que a mulher luta pela melhoria de suas condições, e por muito tempo não conseguiram muito avanço. De fato, a questão feminista passou a ter uma voz nos últimos dois séculos. Vem em busca do direito de igualdade de remuneração salarial, direto a voto, entre outros.

Para tanto, a figura feminina também ficou, por longas décadas e séculos, com um papel secundário nas obras literárias. Aos homens eram dedicadas as principais personagens, as discussões, aventuras e reflexões. Nas obras de autoria masculina, as mulheres exerciam sempre o mesmo papel, de submissão ou de um anjo inacessível sem voz nem vez diante a problemática social que girava em torno de cada trama.

Dessa forma, procurou-se através da obra “Ensaio sobre a cegueira” verificar a importância da figura feminina e o rompimento de uma postura estereótipos de um ser inacessível e sem função social.

Através da personagem denominada somente como a mulher do médico, e por meio da sua capacidade extraordinária de ver o que realmente há no mundo, o autor José Saramago pode olhar dentro da história do século XXI e enxergar verdadeiramente os problemas que avassala a sociedade moderna, mostrando o papel da mulher, dando voz e vez a uma personagem que demonstra o tempo todo a fortaleza que existe na figura feminina.

Dessa forma, este estudo tem por finalidade buscar respostas aos seguintes questionamentos: Qual intenção se mantém intrínseca na inversão utilizados pelo autor português, José Saramago ao escolher uma mulher para ser a heroína da trama? Qual o papel da mulher na sociedade moderna? Em decorrência, induzir o leitor a ampliar conhecimentos sobre o tema que será discutido, descobrindo na obra de José Saramago o feminino heróico e desmistificado na figura da mulher do médico.

Para tanto, com a presente pesquisa pretende-se obter dados que podem comprovar o seguinte questionamento: como a obra Ensaio sobre a cegueira pode contribuir para mostrar a figura da mulher como heroína ativa, e como essa quebra de paradigmas foi importante para a valorização da mulher também na literatura.

Diante do exposto, a hipótese levantada inicialmente era de que muitas obras retratam o feminino como frágil e impotente diante de situações difíceis, e a obra do escritor português faz uma ruptura, o que pode intencionar uma visão feminista e otimista da mulher na sociedade.

Portanto, justifica-se a pesquisa em virtude da riqueza da obra de José Saramago, e a impressionante missão concedida a heroína “Mulher do Médico” de ver as belas e horrorosas imagens descritas pelo autor, seja o lindo banho de chuva das mulheres na varanda ou os cachorros que devoram o cadáver de um homem na rua, enfatizando dessa forma a força e a sensibilidade feminina.

Em suma, para o desenvolvimento do tema proposto, optou-se pela pesquisa bibliográfica que necessitou de várias etapas para a realização do estudo: Leitura prévia, leitura seletiva, Leitura crítica analítica e leitura interpretativa para a efetivação do trabalho.

2- Desenvolvimento

2.1- Considerações gerais sobre a obra “Ensaio sobre a Cegueira”

Através do livro “Ensaio sobre a cegueira” verifica-se que em uma determinada cidade, aparentemente num dia comum, como qualquer outro, uma pessoa se vê, de repente, acometida por uma cegueira repentina. O estranho, além do inusitado da cegueira, é que a pessoa não ficou "na escuridão", conforme as outras vítimas dessa doença implacável relatam. O indivíduo em questão ficou envolto por uma névoa branca, sem qualquer explicação. Rapidamente esse caso isolado evoluiu para uma epidemia, trazendo o caos a cidade e revelando o despreparo das autoridades em contornar a situação.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com