TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inserção Da Literatura Em Novas Tecnologias

Dissertações: A Inserção Da Literatura Em Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.228 Palavras (17 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

É inegável que a presença da tecnologia no cotidiano e, sobretudo na escola, dependendo como o corpo discente convive ou faz uso das ferramentas da internet, os recursos computacionais que podem ser atrelados ao ensino da literatura brasileira. A internet, os blogs, orkuts poderiam afastar ou aproximar o aluno do texto literário?

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia a dia, dominá-los é um importante requisito na sociedade atual. Para muitos, o computador é uma indispensável ferramenta de trabalho, para outros uma forma de interagir socialmente e para a vida moderna este tornou-se um meio indispensável. Os laboratórios de informática na escola, não são apenas um recurso tecnológico, eles devem ser vistos como facilitadores pedagógicos.

Portanto é necessário que o computador na escola seja visto como recurso pedagógico, que poderá melhorar o processo de ensino-aprendizagem, como sugere MORAN (2000, P. 21) para apoiar este cidadão a se inserir na sociedade do conhecimento.

A falta de contato com a literatura brasileira, o desanimo e a falta de apreço pela leitura compõem uma estatística infeliz, o alunado ainda encontra dificuldades em interpretar informações simples.

Muitos dos alunos que não lêem textos literários, com freqüência fazem leituras de textos jornalísticos, livros e fazem downloads dos mesmos e cultivam uma grade interesse pelas mídias digitais. Navegam na internet, participam de chats ou salas de bate – papo, orkuts, blogs entre outros.

A internet é um tema querido entre os alunos, até mesmo o que não tem computador ou tem pouco entendimento sobre esse assunto e através dele pode ser mostrado o quanto a Literatura Brasileira já se faz presente em suas vidas e que o saber tecnológico adquiridos na escola podem gerar sites, blogs e jogos.

2 DESENVOLVIMENTO

Computadores são enviados as escolas ano após ano, são recebidos com grande expectativa por discentes e docentes, muitas vezes eles permanecem em suas embalagens por um bom tempo ou nunca saem de fato. Verifiquei que há um número considerável de computadores na escola, entretanto a manutenção e conservação dos mesmos é um fator preocupante. Em entrevista ao corpo docente da escola, os professores mostram-se receptivos ao uso do computador na escola e a possibilidade de adotá-lo como facilitador, mas há outro percalço: A falta de preparo e conhecimentos na área de informática por parte dos mesmos.

A educação opera com a linguagem escrita e a nossa cultura atual vive impregnada por uma nova linguagem, a da televisão e a da informática, mais precisamente a da internet. (GADOTTI, 2000, p.6)

2.1 A INFORMÁTICA NA ESCOLA PODE DAR CERTO?

O primeiro passo dado foi estabelecer as bases com que trabalharíamos, os computadores disponíveis. O laboratório da escola conta com treze computadores ativos e o trabalho desenvolvido nas duas turmas do 1º ano. A Turma A, possui vinte e sete alunos e a Turma B, vinte e três. Os discentes dessa turma foram entrevistados e através dessa pude traçar um perfil acerca dos seus conhecimentos técnicos, interesses e expectativas.

As aulas de informática, segundo os alunos não funcionam e quando questionados a origem dos conhecimentos que eles tinham, foram enfáticas, freqüentam lan fuzis, utilizam computadores de amigos ou familiares, trocam informações com outros colegas, passam os famosos “macetes ou manhas” entre si. Do corpo discente da escola poucos professores utilizavam o computador e tinham domínio.Dois professores foram convidados a participar do projeto, eles tinham um envolvimento considerável com a internet, além de lecionarem língua Portuguesa e Literatura.As equipes de alunos foram divididas e os professores auxiliaram na criação da sala multimídia, onde as aulas de literatura estariam atreladas as atividades pedagógicas de informática, tais como o uso do Power Point, uso de sites de pesquisa, montagem de blogs.

2.2 CRIANDO BLOGS

A sala multimídia finalmente montada, o trabalho foi iniciado com a reflexão e importância dos conceitos estudados e como fazer uso consciente das ferramentas disponíveis que podem trazer o conhecimento amplo.

De acordo com Cunha (2003, p.200) O acesso a Internet ao “saber universal” traz a reflexão do tempo e espaço, “estar num lugar significaria estar determinado pelo tempo (hoje, ontem, amanhã), no ciberespaço, significa não estar em nenhum lugar e ao mesmo tempo estar em todo lugar o tempo todo”, a informação está presente e em renovação constante. O ciberespaço rompeu com a idéia de tempo próprio para a aprendizagem.

O computador nos coloca em rede, em tempo real, sem hierarquias, em unidades dinâmicas e criativas, favorecendo a conectividade, consultas, contatos, interatividade. Agora, além da escola, também o espaço domiciliar, o social e o de trabalho tornaram-se educativos. No ciberespaço encontramos novas maneiras de se relacionar com o outro e com o mundo e, para a educação, essa maneira diferente de se relacionar pode ser a mola propulsora para obter resultados, inovar e orientar criticamente os jovens.

O trabalho foi intitulado “Tudo vira Blog”. O Blog é uma ferramenta de fácil manipulação e continuidade e, além disso, não há custos uma vez que são abrigados em provedores gratuitamente.

(...) uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha do tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. (www.webbloger.com.br)

O blog é freqüentemente atualizado e delegar essa tarefa aos alunos pode despertar o interesse coletivo e favorece a pesquisa literária, escrita e criação. O professor pode trabalhar, inclusive por meios avaliativos, uma vez que este analisará as informações veiculadas e o aluno deverá ter consciência de que a linguagem empregada deverá ser padrão e não as comumente utilizadas na internet.

Os alunos deveriam seguir um padrão nos blogues elaborados por eles, estes deveriam ter textos de apresentação, assuntos pertinentes as aulas de literatura, dicas do professor, espaço cultural e mural de recados.

2.3 CONHECENDO AS NOVAS FERRAMENTAS DE TRABALHO: MULTIMÍDIAS E INCLUSÃO

Criar um blog voltado para o estudo e pesquisa da literatura, em um ambiente de interatividade, desperta imediatamente o aluno, convida-o a redescobrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com