TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Missão

Monografias: A Missão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2012  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 4

A Missão

A história do filme “A Missão” se passa na América do Sul, onde o enredo se desenvolve em torno de um padre jesuíta que luta para defender os índios da escravidão e falar sobre a palavra de Deus, onde no qual a sua missão é pregar o Cristianismo a estes povos distantes da sociedade, criando comunidades e vivendo em harmonia com os povos nativos. No decorrer da trama são mostradas belas paisagens, e a principal delas é a incrível cachoeira em meio à floresta. O filme é interessante, pois podemos observar o papel da igreja na colonização da América e as formas de relacionamento entre europeus e nativos.

Os jesuítas ao ensinarem, pregarem suas crenças influenciavam os povos indígenas e consequentemente também eram influenciados pelas culturas indígenas, os conceitos eram de difícil entendimento para o indígena, pois os preceitos ensinados não eram iguais ao da vida dos colonizadores, ou seja, pregava uma coisa e faziam o oposto.

Verificando a impressão é que os índios faziam parte do cenário e isto foi um ponto positivo, pois acabou voltando a favor do filme, já que o foco era a situação dos índios e situações deles na época, que não tinha importância e sim suas terras produtivas para os colonos.

Analisando, vimos à discriminação dos índios sofria dos colonizadores, a escravidão que foi imposta a uma enorme quantidade deles, a luta pelo controle de terras indígenas colonizadas; a igreja que praticamente os abandonou quando viu que estava perdendo controle o poder na região, e simplesmente deixou acontece os massacres, e também os jesuítas que acabaram se voltando contra os colonizadores e contra a própria igreja, na busca pela proteção dos índios e de suas terras.

Ainda podemos destacar o conflito entre colonos e jesuítas no qual foi muito bem abordado, descrevendo a existência de rivalidades entre jesuítas e colonos, visto que os colonos estavam constantemente em uma busca de bens e lucros.

O roteiro mostra de forma convincente como o jogo de interesses públicos determinou as ações tomadas na região, e dar a entende que a igreja trabalhou para fins políticos do que para defender a mensagem divina. O modo de como as decisões politicas e os interesses econômicos determinaram o fim das missões e o meio violento utilizado para este fim, vimos que o preço foi muito alto para o continente fosse dominado, valorizado e se tornou o progresso, será que precisava de tudo isso, para chegar até onde chegamos? Será que tinha outra forma de ter sido resolvido pacificamente os conflitos entre a igreja, os colonos e os índios? Bons talvez não tenham respostas dessas perguntas com exatidão, mas vai ficar a dúvida no ar.

Ficha técnica

A MISSÃO

(The Mission)

País/Ano de produção: Inglaterra, 1986

Duração/Gênero: 125 min., drama

Disponível em vídeo e DVD

Direção de Rolland Joffé

Roteiro de Robert Bolt.

Prêmios

O filme ganhou o Palme D’Or do Festival de Cannes de 1986 e obteve seis indicações para o Oscar incluindo o melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com