TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Profissao Do Jornalista

Artigo: A Profissao Do Jornalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

O campo de trabalho do jornalista é muito amplo, podendo o mesmo trabalhar em jornais, rádios, televisão, revistas, sites e assessorias de imprensa.

É importante destacar que a localização da área física do jornal é muito importante, já que há um grande deslocamento e movimentação por parte dos repórteres.

É interessante o exemplo dado pela autora, sobre a organização do espaço físico de um jornal :

JORNAL “X”

Diretoria e assessoria

Financeiro ( faturamento, cobrança, tesouraria, etc. )

Redação

Parte Industrial ( Produção, Circulação e Publicidade ).

Áreas diversificadas ( ex: RH, arquivo, etc).

Térreo

O jornal é muito importante no meio social e cultural pois ele divulga informações, forma opiniões , ou seja, tem grande influência.

A redação de um jornal funciona o dia inteiro, mas os jornalistas têm seus horários de trabalho divididos em turnos. É na redação que há a produção da informação, pois a notícia que se encontra ( e é apurada ) na rua, é elaborada na redação.

Uma informação importante para quem deseja trabalhar nessa área, é a classificação das categorias em que os jornalistas são divididos: Repórteres, Redatores ( já raros atualmente ), Fotógrafo, Diagramador, Subeditor, Editor, Chefe de Reportagem, Pauteiro, Radioescuta, Editor-Chefe e Editorialista.

As redações dos grandes jornais costumam se dividir em editorias (ex: Esportes, Cultura, Internacional, Economia, etc ). As áreas de Arte e Fotografia também costumam estar próximas à sala da Redação.

Na rotina de um jornalista, assim que ele chega à redação, checa suas mensagens, recados, informações para matérias, etc. Ele vê a pauta e a matéria que o chefe lhe destinou,olha outros jornais do dia e pesquisa sobre o tema que irá trabalhar.

O conceito de “notícia” também é muito complicado. Uma definição que me chamou a atençãofoi a de Luís Amaral, que diz que a notícia é “ a informação atual, verdadeira, carregada de interesse humano e capaz de despertar a atenção e curiosidade de grande número de pessoas”.

É preciso também ressaltar que a notícia está baseada em dados, fatos; e que a característica de novidade é essencial para a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com