TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como está a profissão de gestor do conhecimento no Brasil?

Relatório de pesquisa: Como está a profissão de gestor do conhecimento no Brasil?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Relatório de pesquisa  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

ado - Como está a profissão de gestor do conhecimento no Brasil?

José Cláudio Terra - Várias grandes empresas começam a ter este cargo formalmente em suas estruturas. Em função disso, há uma série de cursos de pós-graduação e extensão voltados para esta área. O curso que a TerraForum tem organizado junto com a Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à FEA-USP, é um exemplo disto. Outras universidades de vários estados brasileiros também já oferecem cursos nesta área. Há, ademais, inúmeras dissertações de mestrado e doutorado sobre o tema.

Estado - Quando as empresas brasileiras começaram a esboçar ou criar essa profissão?

Terra - É algo relativamente recente. Nos últimos dois ou três anos empresas como Siemens, Petrobrás, Aços Villares, Camargo Correa, Copersucar, entre outras, criaram este cargo. As grandes empresas de consultoria , principalmente as internacionais com filiais aqui, já têm esta função há muito mais tempo nos países desenvolvidos e, em muitos casos, com representantes ou responsáveis locais no Brasil. No exterior, este cargo já existe oficialmente desde meados dos anos 90.

Estado - O que esse profissional faz numa grande empresa?

Terra - Este é um profissional que trabalha tanto com gestao de informações, quanto com gestão de aprendizado e planejamento estratégico. Neste sentido, é um profissional bastante especial, pois ele precisa ter uma boa noção das principais ferramentas de informática disponíveis (portais, gestao de documentos, e-learning, busca, etc) , dos objetivos estratégicos da organizaçao e das práticas e mesmo das teorias sobre aprendizado e desenvolvimento de competências. No final das contas, este é um profissional que ajuda as organizações gerenciarem melhor seus ativos intangíveis, suas bases de conhecimento, suas competências e a monitorar o ambiente competitivo, tratando, filtrando e encaminhando informações relevantes para o negócio.

Estado - De que maneira?

Terra - O escopo do trabalho deste profissional pode se limitar a gerenciamento de portais, de bancos de dados, de mapas de competência, de banco de melhores práticas ou ter uma perspectiva bastante ampla, influenciando decisivamente os processos de inteligência competitiva, os planos de desenvolvimento de competências e mesmo o planejamento estratégico da organizaçao.

Estado - Qual a remuneraçao desse profissional?

Terra - Não tenho esta informação em termos financeiros. Posso, no entanto, ressaltar que nas grandes empresas que conheço aqui no Brasil, este cargo é ocupado por um gerente sênior. No exterior, vários destes profissionais ocupam cargos de nível de diretor com títulos como Chief Knowledge Office (CKO).

Estado- Qual a diferença entre o profissional de gestão do conhecimento brasileiro e o estrangeiro?

Terra - Creio que a principal diferença é o grau de responsabilidade e influência. No exterior as empresas inovadoras compreendem melhor como o conhecimento, os ativos intangíveis e a inovação geram valor. No exterior há uma compreensão muito maior que o recurso conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com