TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE CONTEÚDO E EXPRESSÃO EM NARCISO

Casos: A RELAÇÃO ENTRE CONTEÚDO E EXPRESSÃO EM NARCISO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

A RELAÇÃO ENTRE CONTEÚDO E EXPRESSÃO EM NARCISO

(CARAVAGGIO, 1571-1610)

Segundo Fiorin (2003), do ponto de vista da relação entre conteúdo e expressão, há dois tipos de texto: aqueles que têm função utilitária (informar, convencer, explicar, documentar, etc.) e aqueles que têm função estética, relacionada à fruição, ao prazer, ao deleite.

Fiorin (2003) explica ainda que, quando uma pessoa ouve ou lê um texto com função utilitária, não se interessa pelo plano de expressão. Ao contrário, atravessa-o e vai diretamente ao conteúdo, para entender a informação. Já no texto com função estética, a expressão ganha relevância, pois o autor procura não apenas dizer o mundo, mas recriá-lo nas palavras. Por isso, torna-se mais importante o “como se diz”, e não o que diz evidentemente. A articulação entre o plano do conteúdo e o plano da expressão garante a significação global do texto. Sendo assim, a compreensão de um texto com função estética exige que se entenda não somente o conteúdo, mas também o significado dos elementos da expressão.

A título de exemplo, tomamos para análise um texto não-verbal, ou seja, que não se utiliza de vocábulos, palavras, para comunicar. Trata-se da obra Narciso, do pintor italiano Caravagio (1571-1610). Para essa análise, foram observados detalhes dos elementos não verbais: seus valores culturais, históricos e sociais, suas características físicas (textura e saturação das cores) e espaciais, dentre outros.

Figura 1: Narciso (Caravaggio, 1571-1610)

Disponível em http://mestres.folha.com.br/pintores/12.

No plano de expressão da obra, há um jovem de cabelos ruivos e lisos e pele clara, admirando seu próprio reflexo nas margens de uma superfície líquida, com a mão direita na terra e a mão esquerda na água. Sua imagem clara se destaca devido ao ambiente escuro que compõe a pintura, fazendo com que a figura central de Narciso e seu reflexo ganhem relevo e proeminência. Os traços pictóricos usados na figura mostram o realismo da obra na qual a figura humana é representada de forma perfeita como se fosse uma fotografia. A esse respeito, é interessante observar que a técnica intitulada claro-escuro é considerada a principal característica das obras do artista italiano Caravaggio:

O forte contraste entre os fundos escuros (as "trevas") e os personagens banhados por uma luz que incide forte e dramática, típico da técnica do "claro-escuro", é a principal característica das obras do artista, marcadas também por um forte realismo na caracterização dos personagens, suas vestes e objetos que os cercam. (Disponível em http://mestres.folha.com.br/pintores/12. Acesso em 23 de setembro de 2014.)

No plano do conteúdo, a obra faz referência ao mito de Narciso. Conta-se que Narciso foi à beira de um lago, onde se deparou com sua imagem refletida na água. Como nunca antes havia se olhado (pois sua mãe foi recomendada a não permitir que isso ocorresse), apaixonou-se perdidamente por si mesmo, acreditando ser a pessoa com quem estava “dialogando”. Por isso, tentou buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com