TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sabedoria

Pesquisas Acadêmicas: A Sabedoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  389 Visualizações

Personificação da Sabedoria na biblioteca de Éfeso, atual Turquia

Sabedoria ou sapiência (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sophos"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria" (filos/sofia).

Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".

É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza".

Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.

No século VI a.C., o poeta tebano Píndaro afirmava que “a sabedoria é o conhecimento temperado pela ética”1 .

Inteligência tem sido definida popularmente e ao longo da história de muitas formas diferentes, tal como em termos da capacidade de alguém/algo para lógica, abstração, memorização,compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas. Embora pessoas leigas geralmente apreendem o conceito de inteligência a partir de distintas concepções da filosofia, informática e da própria difusão de conceitos psicológicos, de onde se derivaram as citadas definições, na Psicologia, como veremos, o estudo da inteligência não compreende o caráter ou a sabedoria,1 e conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da linguagem 2 ou personalidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com