TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança nos Transformadores

Por:   •  2/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSFORMADORES

SEGURANÇA DO TRANSFORMADOR

TRANSFORMADOR

No transformador estão contidos diversos tipos de equipamentos que estão voltados à parte de segurança do mesmo.

São eles:

O termômetro que possui dois ponteiros de ligação e um de indicação de temperatura máxima atingida em um período. Os dois primeiros configuram os limites que o terceiro poderá atuar.

O termômetro possui na extremidade um bulbo que é colocado no ponto mais quente do óleo, que fica logo abaixo da tampa.  

Os Dispositivos de alivio de pressão  (tipo válvula): ela é instalada em transformadores imersos em liquido isolante e tem por finalidade protegê-los contra possíveis deformações ou até ruptura do mesmo, em um possível aumento de pressão. Nesse caso, a válvula atua e deixa que uma certa quantidade de óleo saia não danificando traio; logo depois ela fecha, não permitindo que agentes externos entrem, o que também danificaria o trafo.

Desumidificador de ar: Composto por um material chamado Silica-gel, o desumidificador está localizado em um seguimento na parte inferior do tanque de expansão e garante que o ar que entra no transformador não contenha umidade. Durante o funcionamento normal, o óleo aquece e dilata, expulsando o ar através do secador. Quando a temperatura do óleo abaixa, no caso de uma diminuição da carga, o ar é novamente aspirado para dentro do traio através do desumidificador, o qual absorve a umidade existente e não permite que ela entre em contato com o óleo.

Relé Buchholz: ele indica por meio de alarme ou até mesmo  pelo desligamento do transformador, defeitos como perda de óleo, descargas internas, isolação defeituosa, etc..

Ele é montado entre o tanque de expansão e o principal. Na carcaça existe um visor com uma escala graduada que indica o volume de gás. Dentro, duas bóias montadas uma sobre a outra: quando uma certa quantidade de gás se acumula, a bóia superior é forçada a descer. Por outro lado, se o volume de gás provocar circulação de óleo dentro do relé, é a bóia inferior que reage.

Indicador de nível de óleo:  indicam com perfeição o nível do líquido isolante, que serve como proteção do transformador. Sua precisão é graças a um ímã permanente em seu interior.

Radiadores: dispositivos que fazem o resfriamento do traio, seja por meio natural ou com o auxilio de ventiladores.

Buchas: local onde são feitos os contatos de tensão.

Tanque de expansão:  destina-se a dar um local para que o óleo, quando dilatado, possa fluir e não causar nenhum dano à carcaça do transformador.

***Deve-se realizar vários ensaios que mostrem como será a atuação do transformador em sua vida útil, principalmente no óleo que será colocado em seu interior. No óleo são feitos os ensaios: de rigidez dielétrica, teor de água, fator de potência, índice de neutralização, ponto de fulgor e de densidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com