TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia E Sua Finalidade

Pesquisas Acadêmicas: A Sociologia E Sua Finalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  12.804 Visualizações

Página 1 de 5

A Sociologia e sua finalidade

Sociologia é uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas e seu foco de estudo são as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

O objeto de estudo da sociologia envolve a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

A sociologia se divide em vários ramos específicos, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

A Sociologia da educação e um ramo da Sociologia, e tem por objeto o estudo das relações entre a escola e a sociedade em que ela está inserida. Estuda também a escola enquanto instituição e organização social.

Ao longo da história alguns teóricos contribuíram muito com seus estudos sobre as relações sociais, e assim, possibilitaram a escola ter uma melhor compressão de seu papel que é o de formar e socializar os indivíduos.

Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber, trazem alguns conceitos como: poder, status, mobilidade, interação, fato social, ação social e outros mais, os quais devem sair da teoria e serem implementados na nossa prática que é construída e reconstruída por todos a todo tempo em nossas ações, no convívio social, na pratica pedagógica.

A sociologia na prática docente vem trazer uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica e cultural na qual a escola e a educação estão inseridas.

A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos, deve em suas práticas educativas valorizar a todos, com suas singularidades, comportamentos, personalidades, etc.

Ensino, cultura e sociedade

Cultura pode ser compreendida como tudo que é produção humana, ou seja, é a maneira que cada individuo possui de falar, vestir, comer, manifestar-se, etc. Esses elementos culturais são expressos no consciente, no subconsciente e inconsciente dos indivíduos, sendo assim, manifestam-se nas ações mais corriqueiras do seu cotidiano.

Quando se trata educação, cultura e sociedade podemos dizer que todas estão relacionadas e ligadas organicamente, pois educar é formar e socializar o indivíduo, ou se ver a educação como maneira de dominação escolar, pois, sempre essa educação será de alguém para alguém, que para acontecer necessita da comunicação, transmissão e aquisição do conteúdo da educação (crenças, valores, conhecimentos, hábitos, etc;).

Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco e hoje tem dificuldade em dar oportunidades e produzir saberes que valorize a todos em igualdade.

É fato que a sociedade possui várias raízes culturais, e que essas fazem parte do cotidiano escolar, sendo assim, a escola deve desenvolver um olhar educativo focalizado na valorização da diversidade cultural

O cotidiano escolar revela um amplo desenvolvimento de aprendizagem e uma afetiva reconstrução do conhecimento quando se dá espaço para a integração entre as diferenças e possibilidades de expressão, pois todo aluno é um reconstrutor de conhecimentos.

Quando se refere à questão de considerar os conteúdos escolares como cultura, deve-se atentar para o fato de que toda educação antes de se apegar a uma idéia, faz uma seleção e reelaboração dos conteúdos, para que assim possa transmitir as novas gerações.

O currículo pensado para a diversidade deve ver o homem na sua singularidade de saberes, modos de vida, culturas, personalidade e modos de ver o mundo, para isso devemos refletir e levar em consideração nossas afetividades para com o aluno, como o vemos, como ele se mostra, o que estamos ensinando e aprendemos, nossas práticas pedagógicas, nossas metodologias de ensino e os conteúdos de nossa docência.

O professor tem o papel de ensinar, e para isso é muito importante sua formação inicial e continuada para que o cumpra com eficiência. Ele deve ser capaz de diversificar suas práticas e métodos educativos para atingir os objetivos traçados. Juntamente com os alunos e a escola criar projetos que contemplem a curiosidade dos educando nas atividades curriculares e extracurriculares, conduzindo a todos ao respeito às culturas e a origem dos alunos.

Para que essa escola que valoriza a todos em sua singularidade seja possível, é preciso que todos os envolvidos na comunidade escolar mudem suas atitudes e aceite a diversidade cultural como conteúdo a ser incluso no currículo. Será um processo de mudanças difíceis, mas possíveis se a escola estiver disposta em reconstruir-se e desempenhar seu papel de formar e socializar a todos com dignidade e respeito.

As contribuições da Sociologia da Educação para a sociedade

A Sociologia da educação é um ramo da Sociologia que nos permite compreender melhor a função da educação e suas relações com a sociedade e sua cultura. Através dela, podemos analisar as relações entre os indivíduos, seus comportamentos, objetivos em comum, suas ações no cotidiano, etc. É uma ciência que promove a consciência social que agregará na formação do senso crítico.

Émile Durkheim conceituou a sociologia como sendo “a ciência das instituições, da sua gênese, do seu funcionamento, ou seja, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”.

Max Weber conceituou a sociologia como sendo “uma ciência que se propões compreender por interpretação a atividade social”, e com isso explicar seu desenvolvimento e seus efeitos.

Com o estudo desses teóricos podemos compreender melhor as funções da escola na sociedade atual, pois, é no ambiente escolar que as relações sociais e o contato com as diversas culturas se tornam freqüente para o indivíduo.

É no cotidiano escolar que todos os envolvidos com a educação tem a oportunidade de contribuir na formação de uma sociedade melhor para todos os cidadãos, pois é nesse ambiente que farão as intervenções necessárias com seus alunos, conscientizando-os como indivíduos sociais, com direitos e deveres, é no dia a dia que farão com que seus alunos compreendam as diferenças que existe entre todos os indivíduo, crenças, comportamentos, cor da pele, etc.

Assim, a educação, é essencialmente o processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade, esse é o papel da educação e sua maior contribuição, o de formar cidadãos que compreendam a sociedade como um todo.

Por isso a sociologia torna a educação em objeto de análise, já que a educação tem que ser compreendida como prática social, que cria e recria existências e produz relações sociais, e através de métodos procurarem compreender e explicar a estruturas da sociedade atual, analisando as relações históricas e culturais. Nesse conceito a sociologia da educação contribui com o bem estar e formação do cidadão já que o papel da ação educativa e formar cidadão que tomará parte do espaço público e não somente o desenvolvimento individual do cidadão

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »