TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome Metabólica

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I

Benefícios dos exercícios físicos para síndrome metabólica

Professor da Disciplina:

Profº.Gustavo Dias F.

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física:

Jéssica Almeida Isbarrola

Uruguaiana
2015

Atividade física e síndrome metabólica

Nos últimos anos a “moda” é praticar exercícios. O aumento do incentivo deu-se pelo fato da sociedade estar muito sedentária e com hábitos alimentares nada saudáveis, e com esses fatores houve um aumento nas patologias. Sabe-se hoje, que exercitar-se provoca bem estar mental e fisiológico. A atividade física ajuda a melhorar diversas doenças e, principalmente, as relacionadas à síndrome metabólica.  

A síndrome metabólica é o agrupamento de fatores de riscos, na sua maioria modificáveis, precursores principalmente do diabetes tipo 2, da doença coronariana, da obesidade abdominal, dos elevados níveis de triglicerídeos e baixos níveis de HDL-colesterol, da hipertensão arterial e interligando-se a estas alterações metabólicas está a resistência à insulina.

[pic 2]

EXERCÍCIO E OBESIDADE

A obesidade pode ser conceituada como o acúmulo excessivo de gordura, provocando prejuízos à saúde do indivíduo e a sua vida social. Ela envolve fatores genéticos, nutricionais, inatividade física, disfunção endócrina e hipotalâmica, utilização de medicamentos e na grande maioria das vezes, se dá pela inadequação alimentar e o sedentarismo.

Conforme WILMORE, “A obesidade possui uma origem complexa e suas causas específicas indubitavelmente diferem de uma pessoa à outra.” (WILMORE; COSTIL, 2001).

Os benefícios que os exercícios trazem são: aumento do gasto calórico, diminuição da perda de tecido magro, elevação do metabolismo, perda de peso, melhor distribuição do tecido adiposo, melhora do perfil lipoprotéico, redução da pressão arterial, melhora o desempenho aeróbico,  melhora o processo oxidativo, utilização do lipídio como fonte de energia na contração muscular etc.

Para se ter bons resultados, a atividade física tem que estar associada a uma reeducação alimentar.  Quando se trata apenas de dieta, perde-se massa magra, o que não é muito satisfatório.

Em circunstâncias normais, a atividade física é responsável por entre 15 e 30% do gasto energético.

Gasto energético aproximado por hora de uma pessoa (45, 68 e 90kg) fazendo

atividade física

Atividade

45kg

68kg

90kg

Pedalar 10km/h

Caminhar 3,2km/h

Caminhar 4,8km/h

Caminhar 7,2km/h

Trotar 11km/h

Correr 16km/h

Nadar

160

160

210

295

610

850

185

240

240

320

440

920

1.280

275

312

312

416

572

1.230

1.660

385

EXERCÍCIO E RESISTÊNCIA À INSULINA

A insulina é um hormônio peptídico secretada no sangue pelas células β das Ilhotas de Langherans do pâncreas. A liberação do hormônio é estimulada pelo aumento dos níveis de glicose, ácidos graxos e aminoácidos.  A resistência à ação da insulina no músculo esquelético é uma das principais características em indivíduos diabéticos, ela pode estar associada a uma resposta pequena durante o processo de fosforilação e ativação dos transportadores de glicose pela insulina. Devido a baixa atividade mitocondrial e do aumento na produção reativas de oxigênio, os quais induzem estresse oxidativo.

[pic 3]

“Benefício do exercício físico sobre a sensibilidade à insulina é demonstrado tanto com o exercício aeróbio como com exercício resistido. O mecanismo pelo qual essas modalidades de exercício melhoram a sensibilidade à insulina parece ser diferente, o que sugere que a combinação das duas modalidades de exercício pode ser aditiva.” (CIOLAC, Emmanuel Gomes; GUIMARÃES, Guilherme Veiga. Exercício físico e síndrome metabólica. Pág. 320)

[pic 4]

EXERCÍCIO E DIABETES DO TIPO 2

O diabetes Tipo II é uma doença crônica que afeta o metabolismo da glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes pode ter uma resistência a insulina ou não produzir insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. É caracterizada por alimentação inapropriada e sedentarismo, o diabetes Tipo II é cada vez mais frequente na nossa rotina. Qualquer pessoa pode ter diabetes Tipo II, mas há alguns fatores que aumentam o risco:

  • Idade acima de 45 anos
  • Obesidade e sobrepeso
  • Diabetes gestacional anterior
  • Histórico familiar de Diabetes Tipo II
  • Pré-diabetes
  • Sedentarismo
  • Baixos níveis de colesterol HDL
  • Triglicerídeos elevados
  • Hipertensão
  • Consumo elevado de álcool.

O exercício físico regular é capaz de aumentar a expressão de um receptor chamado GLUT4 nas células dos músculos, responsável por introduzir a glicose nas células. Com aumento de GLUT4, a insulina funciona melhor, e a glicose baixa no sangue.

Além do benefício sobre a glicose, os exercícios físicos são capazes de reduzir o peso e a gordura abdominal, melhora colesterol, normaliza a pressão arterial, reduz a chance de problemas cardiovasculares. Os benefícios podem ser classificados em:

- Curto prazo: metabólicos, aumento da ação da insulina, aumento da captação de glicose, a diminuição da glicose sanguínea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (460.1 Kb)   docx (256.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com