TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VELOCIDADE DAS REAÇÕES - PRODUÇÃO DO PÃO

Por:   •  25/10/2016  •  Ensaio  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

A VELOCIDADE DAS REAÇÕES - PRODUÇÃO DO PÃO

Para entendermos a velocidade das reações, fizemos uma experiência simples. Pegamos a massa de pão, e fizemos três bolinhas com as mesmas, colocamo-as em três provetas, uma com água gelada, outra com água morna, e a última com água quente, calculando o volume da água antes e depois de colocada a bolinha. Também pesamos as massas das bolinhas. Logo após calculamos o volume da bolinhas nessa etapa, subtraindo o volume depois de colocada a bolinha na proveta e o volume inicial.

Após certo tempo, as bolinhas das provetas com água quente e morna subiram a superficie e a bolinha com água fria não subiu. Após subirem, calculamos novamente o volume ocupado pela água nas provetas e o volume ocupado pelas bolinhas. Calculamos também a densidade das bolinhas antes e depois de emergirem a superfície, ocorrendo variação nos resultados.

Quando acrescentamos o fermento biológico a massa do pão, esse fermento contém leveduras que lançam enzimas sobre a glicose que se degrada e se transforma em dióxido de carbono e álcool. Essa gás carbônico produzido, libera bolhas que fazem o pão (massa) aumentar seu volume, por isso a variação da densidadedas bolinhas antes e depois de emergirem.

A bolinha que estava na proveta com água fria, ficou imersa, isso poque, a temperatura era muito baixa, menor que 25°, diminuindo a velocidade da reação, pois a transformação dos açucares em dióxido de carbono é muito lenta. O que explica o fato de a bolinha da proveta com água quente ter subido rapidamente. Porém se tivessemos esperado certo tempo, a água iria receber calor do ambiente, e transferir para a bolinha, que ocasionaria na emersão da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com