TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vidas Secas

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre a obra Vidas Secas

Resumo:

Conta à história de Fabiano e sua família (sua mulher Sinhá Vitória, seu filho mais velho, seu filho mais novo e a cadela Baleia) que estavam andando pelo sertão nordestino, encontram uma casa abandonada e começam a viver lá durante a época da seca.

Com a chegada da chuva (época do inverno) o dono da casa aparece, o patrão, e expulsa Fabiano do local. Para continuar morando na terra ele se oferece para trabalhar como vaqueiro, recebendo roupas e animais de criação para iniciar o serviço.

Os produtos consumidos pela família eram oferecidos no armazém do patrão, porém os preços eram altos e com isso Fabiano vai até a cidade mais próxima. Um militar, Soldado Amarelo, o chama para jogar baralho. Os dois se dão mal no jogo e o soldado desconta tudo nele e o leva para a cadeia. Ao voltar para casa, Sinhá Vitória não fica feliz com a situação.

A família teve alguns momentos de felicidade com a chegada da chuva.

Quando ele desconfia de erros em seu pagamento, reclama com o patrão o qual o ameaça com suposta demissão, ele pede desculpas e se arrepende do comentário.

As aves quando aparecem no céu indicam o sinal da reaproximação da seca e a família se prepara para uma nova fuga.

Contexto:

A obra foi escrita em 1938, logo após a crise cafeeira de 1929 e da queda da Bolsa de Valores de Nova York, entretanto o acelerado declínio do Nordeste condicionou um novo estilo ficcional, com uma linguagem mais brasileira. Os romancistas de 30 adotaram uma visão crítica e estavam preocupados em relatar os principais problemas das regiões do Brasil e ressaltavam a ideia do homem hostilizado pelo ambiente. Graciliano Ramos, nascido em Alagoas, realçou o problema da seca.

Análise:

No título a palavra “vidas” remete aos indivíduos cujas existências serão focalizadas na narrativa, já a palavra “secas” relaciona-se a condição natural e a falta de perspectiva das personagens.

Os capítulos são independentes e mostram a dificuldade de comunicação das personagens e apresentam com clareza os desejos deles, sendo o de Sinhá Vitória ter uma cama de couro e o de Fabiano ser vaqueiro. Ao longo da narrativa Fabiano oscila entre a condição de homem e de animal.

Personagens:

Fabiano: nordestino retirante, é explorado pelo patrão e tenta sempre conter a raiva para não perder o emprego.

Sinhá Vitória: esposa de Fabiano, tenta evitar que o marido caia nas mentiras dos trapaceiros. É esperta e sabe fazer contas.

Menino mais velho e Menino mais Novo: filhos do casal, não são identificados com nomes. O mais novo admira o pai e o mais velho tem interesse pelas palavras, procurando ficar mais próximo da mãe.

Baleia: cachorra da família, é muito querida pelas crianças. Pensa como gente e sofre com as dificuldades da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com