TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Literária Vidas Secas Em Comparação Com O Filme Abril Despedaçado

Monografias: Analise Literária Vidas Secas Em Comparação Com O Filme Abril Despedaçado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  2.274 Visualizações

Página 1 de 3

1- Geografia/ cenário/ passagem de tempo

O episodio contas se passa em uma bodega, uma espécie de armazém, simples e sem requintes. Bem rústico muito característico do sertão. Um lugar ainda nos tijolos, com um balcão e telhados que reduziam o horizonte, e que apenas mostravam a campina seca e dura. Assim como no episódio Contas o armazém do filme, é bem semelhante, rústico, no chão cru, sem muitos acabamentos.

O episódio Contas, assim como o livro, passa em tempo cronológico, já o filme passa em tempo psicológico, pois Pacu conta a sua historia e de sua família, dizendo no começo que às vezes até não se lembra dela, e no final do filme diz “agora tu já sabe a minha história”.

2- Costumes / valores culturais / destino

Fabiano e Senhor Breves representam a massa explorada por uma elite rica, ambos chegam à conclusão de que as pessoas ricas poderiam se aproveitar deles. Pois se com seus antepassados acontecera, com eles também se aconteceria à mesma história. Esse contato entre Fabiano e Senhor Breves e os patrões ressaltam a diferença e a desigualdade, de um lado os trabalhadores, que dão duro e se esforçam e de outro, patrões exploradores.

Em ambos acontecidos, a primeira reação tanto de Fabiano quanto do Senhor Breves, foi de revolta. Um desejo de lutar por aquilo que se deu duro, um desejo de avançar na vida e conquistar um futuro melhor. As respostas dos patrões para a reação deles foi de arrumar justificativas para a mudança do valor de seus pagamentos. E também os patrões se enfureceram e em tom ameaçador, deixaram claro que eles não eram tão necessários, que eles eram um atraso, e que na verdade quem precisava daquilo eram eles.

Fabiano e Senhor Breves, acabam se conformando e aceitando que aquele era o destino deles. Sabiam que estavam sendo roubados, que estavam se aproveitando deles, mas não tinha outra opção alem de aceitar, não tinha nada a se fazer. A vida que eles viviam não iria mudar, seria a mesma até que morressem pobres, explorados e na seca. Essa conformação faz com que percam as esperanças, que o futuro que eles almejavam jamais seria conquistado. O destino já estava mais que traçado, seria sempre uma vida onde os ricos explorariam os pobres, onde a vida seria sempre seca para aqueles que não tiveram sorte.

3- Personagens/ comportamentos/ características

Fabiano – Senhor Breves (pai de Tonho)

Fabiano e Senhor Breves, são ambos, os pais, os chefes da família. São homens rudes, que trabalham pesado, manualmente e de maneira desumana para conseguir o sustento da sua família, que é além de tudo é muito pouco. Ambos são ignorantes, grosseiros e com pouca instrução e que por muitas vezes são enganados facilmente.

As atitudes do Fabiano e do Senhor Breves, são muito semelhantes, quando vão ao armazém e percebem que foram enganados e roubados, numa primeira reação eles questionaram os patrões sobre o valor que haviam recebido e que era injusto. E depois de serem manipulados, acabaram aceitando o fato de serem explorados por receio de perder a única maneira de receber seu salário. Ambos também perdem a expectativa de vida, de que haveria um futuro melhor, eles param de sonhar e acreditam que aquele era o único destino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com