TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Filme Coraçao Valente Relacionado Com O Livro De Graciliano Ramos: Vidas Secas

Dissertações: Analise Do Filme Coraçao Valente Relacionado Com O Livro De Graciliano Ramos: Vidas Secas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.284 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE DO FILME CORAÇÃO VALENTE E LIVRO VIDAS SECAS

O que é mais comum entre as narrativas épicas, é que ambas narram historias em que os personagens buscam a realização de sonho. O romance vidas secas conta a historia de uma família que tenta sobreviver na seca do sertão, vivem praticamente como imigrantes em busca dos seus sonhos e de melhoras, os personagens são: Fabiano que sonha em ser uma pessoa melhor, ser culto e poder proporcionar uma boa vida para sua família. Sinhá Vitoria esposa de Fabiano é a mais esperta por saber contar com os grãos, e seu sonho é uma cama de couro. O filho mais novo de Fabiano tem o ideal de ser igual ao pai que consegue dominar seu ambiente rural. O filho mais velho quase não falava, era o que tinha maior afinidade com baleia, tinha o sonho de ter amigos. Baleia a cadelinha que é tratada como membro família era esperta e sonhava com um mundo cheio de preás gordos.

O filme coração valente narra a historia de William Wallace, um jovem guerreiro escocês que perdeu seu pai quando criança e foi criado pelo seu tio de maneira variada. Depois de percorrer o mundo ele volta à Escócia, e lá conhece uma jovem, se apaixona e casa escondido com ela, pois a regra naquela época é que as jovens depois de casadas deveriam passar a primeira noite com os nobres, mas sua esposa é morta por um nobre. William decide buscar vingança e liberdade para Escócia, cria um pequeno exercito e morre lutando por liberdade.

As ações do livro vidas secas ocorrem em meio a vida na caatinga e a esperança de chuva. As ações do filme coração valente acontecem na Escócia, onde William Wallace luta por liberdade e vingança. Os temas das narrativas retratam muito bem os títulos. Pois o titulo vidas secas, representa a vida dos personagens que é vivida na seca do sertão. O titulo coração valente representa um personagem que luta ate a morte pelo seu ideal que é a liberdade.

O livro vidas secas é narrado em 3º pessoa, o narrador é onisciente. O tempo é psicológico, porem há referencias cronológicas. O espaço é o sertão nordestino: “A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas”. O filme coração valente é narrado em 3º pessoa, o narrador é onisciente. O tempo é psicológico. O espaço é na Escócia.

Vidas secas é uma narrativa que representa a realidade, pois retrata a vida de muitas pessoas que vivem no sertão e, passam por dificuldades como a falta de agua, pessoas que as vezes por falta de condições se submetem a outros para própria sobrevivência e aceitam o que os patrões propõem, como no capitulo 10 do livro onde Fabiano é obrigado a aceitar o roubo que o seu patrão faz no seu salario por medo de perder o emprego. Coração valente nos mostra a luta incansável de um guerreiro pela liberdade de sua nação e vingança pela morte da mulher que ama. Ele busca de todas as maneiras a liberdade, ao contrario do personagem Fabiano, William não aceita viver submisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com