TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência no Trabalho

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Câmpus Curitiba – DAESO

Disciplina: Psicologia do Trabalho, Prof. Dra. Maria Sara de Lima Dias

(maria.dias@utfpr.edu.br)

Violência no Trabalho

Juliana dos Santos Scremim

Kátia Fernanda Bianco

Sabrina Pereira

Resumo

O seguinte artigo pretende analisar as particularidades da violência no trabalho, um tema que é muito discutido nos dias atuais principalmente por abordar vítimas dos mais diversos âmbitos de trabalho. Com isso, a pesquisa foi baseada em referenciais teóricos, bem como artigos científicos com a finalidade de expor as origens da violência no trabalho e também de demonstrar algumas estratégias e meios de prevenção para esse grande problema da atualidade.

Palavras Chave: Violência, trabalho, estratégias de prevenção.

Abstract: The following article aims to analyze the particularities of violence in work, a theme that is very discussed nowadays mainly for approaching victims of the most diverse scopes of work. For this reason, the research was based on theoretical references as well as scientific articles with a purpose to export the origins of violence and also to demonstrate some strategies and means of prevention for this great problem of the present time.

Keywords: Violence, work, prevention strategies.

Introdução

O presente artigo tem a finalidade de demonstrar como ocorre a violência no trabalho, bem como suas características e suas causas. Com isso, percebe-se que tal fato é muito discutido nos dias atuais, mas suas origens são relatadas desde épocas anteriores.

A violência no trabalho é, portanto, uma questão de extrema importância, uma vez que a mesma afeta os indivíduos tanto profissionalmente, quanto psicologicamente.

Por se tratar de um conceito amplo, o presente artigo foi dividido em grandes períodos que abordam desde as origens da violência até suas especificidades, estas que apontam, por exemplo, as características de um agressor e de uma vítima. Porém, existem alguns métodos e estratégias que devem ser levados em consideração em um ambiente de trabalho, com a finalidade de evitar possíveis constrangimentos entre os indivíduos.

Com isso, todos os aspectos aqui citados serão abordados no decorrer do presente artigo, com a finalidade de contribuir com os estudos relacionados à violência no trabalho, tema este que assume um papel relevante na sociedade atual, uma vez que afeta a todos os envolvidos.

Conceituando Violência Relacionada ao Trabalho

A violência no trabalho pode ser caracterizada por qualquer  comportamento abusivo repetitivo empregado contra a dignidade ou à integridade psíquica ou física de uma pessoa. Dessa forma seu emprego e o clima do trabalho são colocados numa situação de risco(Hirigoyen, 2002, p.14,15). Guimarães (2001) afirma que no Brasil, são denominados assédio moral ou psicológico os episódios de violência no trabalho.

            Apesar de ser um fenômeno antigo, a violência no trabalho foi estudada pela primeira vez na década de 80 por um médico alemão chamado Leymann. Mas para Hirigoyen (1998), somente no início dos anos 90 que o assédio moral foi apresentado como um fenótipo que destrói o ambiente de trabalho, favorece o absenteísmo pelo desgaste psicológico e por conseguinte diminui a produtividade.

            A rivalidade e o ciúme são fatores que, muitas vezes, encontram-se na origem de episódios de violência no trabalho, isso acontece devido aos métodos e gestão proposto pelas instituições que, de certa forma, facilitam a individualização dos funcionários colocando-os uns contra os outros. Assim o trabalho em equipe diminui e consequentemente o coletivismo se esvai.

            Os episódios de violência no trabalho derivam do individualismo, pois se há um grupo que se defende e reage, esses episódios podem ser cessados.

            Presente em todos os lugares do mundo, a violência no trabalho pode se estabelecer em qualquer profissão e em qualquer estrato social. Inicia com uma mudança de atitude entre o agressor e a vítima, o agressor ofende a integridade física e psíquica da vítima, destruindo sua identidade e autoestima, dessa maneira, a vítima tem dificuldade de se defender e acaba deixando a empresa.

         Quando a identidade e autoestima da pessoa é prejudicada e até destruída, ela sente-se fraca para defender-se. Essa pessoa acaba se isolando e perdendo a confiança em si mesma. Muitas vítimas procuram ajuda, mas frequentemente esses episódios são confundidos com ansiedade ou depressão.

            A despeito de ser um fenômeno comum, ainda é pouco divulgado na atualidade e existem pessoas que se sentem, de alguma forma, culpadas pela violência sofrida dentro do seu ambiente de trabalho.

Causas da violência no trabalho

            De acordo com Piñuel (2003) as relações de violência no trabalho costumam iniciar por meio dos sentimentos de inveja, ciúme, competição, promoção ou a chegada de um novo funcionário. Também ocorrem devido a não aceitação do outro por ser diferente, ou por ter ideias diferentes dos demais.

            Fatores determinantes de inclusão ou exclusão num grupo são: sexo, raça, trajes e atitudes. Hirigoyen(2002) sustenta que, para as pessoas sentirem-se aceitas e fazerem parte do grupo, elas procuram encobrir comportamentos e disfarçar suas diferenças.

Atores da violência no trabalho

            A violência no trabalho só ocorre por meio  de pelo menos dois atores: o agressor e a vítima.

            

  • Agressor

            Na maioria das vezes, os episódios de violência no trabalho acontecem por parte de um superior hierárquico, mas podem ocorrer por parte dos colegas da equipe.

O comportamento do agressor tende, quase sempre, à encobrir e dissimular suas próprias falhas. As principais razões que levam o agressor agir são os sentimentos de medo e insegurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com