TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A foto

Resenha: A foto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Há muitos anos atrás o registro de invenções não era algo tão fácil e nem apoiado por muitos, varias invenções brasileiras acabaram sendo registradas por outros países por esses motivos, algumas delas até hoje desconhecidas de serem invenções brasileiras, como exemplo:

• A fotografia teve origem no Brasil, mais precisamente em Campinas, São Paulo, não por um brasileiro, mas por um francês que morava em nosso país, Florence foi o primeiro a descobrir a forma de relevar as imagens em papel, porem fez suas invenções em silencio, quando descobriu que na França haviam registrado o principio da fotografia como sua invenção ele abriu mão da sua pesquisa.

• O identificador de chamadas é outra invenção, anos atrás era conhecido também como BINA, foi muito utilizado junto com os aparelhos de telefone fixo, com o tempo adaptado sem sua autorização para os aparelhos celulares, Nicolai tem uma batalha judicial com o Brasil e outros países até os dias atuais.

• A maquina de escrever foi inicialmente criado por um padre, que gostaria de imprimir letras em uma folha de papel, ele estava muito velho para levar a diante e entregou sua invenção para Napoleon que teria interesse em fabrica-la nos países americanos. O padre não teve mais noticia do vendedor porem algum tempo depois um modelo quase igual ao seu foi lançado em solo americano e após algum tempo a ideia foi comprada por uma empresa e passou a fabrica-la em grande escala.

• A radiotransmissão foi inventada por Roberto Landell de Moua, um padre que residia em São Paulo, até pouco tempo atrás seu nome não era reconhecido como o inventor da transmissão, somente após sua morte foi reconhecido como o primeiro a fazer uma transmissão e hoje tem seu nome muito lembrado quando falado nesse assunto.

• O avião é muito lembrado como invenção de Santos Dumont, porem os norte-americanos discordam, eles tem como primeiro avião o dos irmãos Wright que aconteceu dois anos antes do voo de Santos Dumont, porem eles utilizaram a ajuda de uma catapulta para ter impulso e voar, já Dumont utilizou um motor a combustão, sendo a forma de voo atual.

Segundo o Inpi são feitos cerca de 30 mil pedidos de patentes todos os anos, mas apenas 4 mil são aprovadas, desses apenas 35% são solicitações brasileiras o restante é dividida entre outros países como Estados Unidos, Europa entre outros. Muitas patentes são negadas no Brasil, pois uma grande parte é apresentada ao publico e só após é feito o registro, perdendo assim a qualificação de “nova”. Além disso, a também a falta de informação sobre o necessário para fazer o registro, falta de documentação, declaração imprecisa da invenção, prazos, entre outros. Existem também alguns pesquisadores que acham errado patentear as invenções, pois acham que todos devem ter acesso ao que criaram.

Porem é de grande importância antes de publicar qualquer artigo ou apresentar a invenção em qualquer evento fazer o registro, assim garantindo sua exclusividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com