TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre escrever e criar texto

Ensaio: A relação entre escrever e criar texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Ensaio  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1: (valor: 3,0 pontos)

Relembre o seguinte trecho também presente em seu material didático:

“Qualquer proposta metodológica é a articulação de uma concepção de mundo e de educação – e por isso uma concepção de ato político – e uma concepção epistemológica do objeto de reflexão – no nosso caso, a linguagem – com as atividades desenvolvidas em sala de aula. O primeiro deslocamento fazer, de um lado, é o da função-aluno que escreve uma redação para uma função-professor que a avalia e, de outro lado, o próprio ato de produção escolar de textos (...)” (GERALDI, 1996, p. 127).

Agora, disserte, em um único texto, a relação entre redação e produção de texto. Você pode aproximar ou distanciar as duas práticas, entendendo-as como semelhantes ou diferentes, mas é necessário que problematize, a partir das contribuições de Geraldi, sua posição.

Conforme Geraldi destacou muito bem, há de fato uma distinção de redação para produção de texto. Visto que a redação é um escrito para ser avaliado, onde visam apenas seus aspectos gramaticais como critério de correção, critérios estes que são fornecidos pela própria instituição de ensino. Não existe uma atividade prévia para produção escrita, o destinatário é o professor, valem nota, só se estuda basicamente os modelos de narração, descrição e dissertação, ou seja, o aluno só se prende ao objetivo de tirar uma boa nota. Em contraste, a produção de texto tem uma correção em forma de diálogo com o aluno, há antes uma exposição oral de conceitos um debate de ideias. São textos mais livres na qual o aluno consegue ser mais crítico, construir sentido por meio da linguagem podendo até mesmo em alguns momentos fugir as regras da norma padrão justamente, por se sentirem livres para expressar aquilo que tem vontade.

Questão 2: (valor: 3,0 pontos – 1,5 cada)

Em seu livro Conversas ao pé do fogo, Cornélio Pires deixou-nos este retrato do personagem saci:

"É um molequinho deste porte... risonho e cavorteiro como ele só...(...) Tem uma perna só, os óios aceso, sempre reganhado airrindu, mostrano os dente, pulano, granfino e desfrangino a testa, topetudinho cumo mico... É levado da breca e gosta de brincá de vira-mundo no rodamuinho de poêra c'o vento... Pra caçar os tár é perciso fazê um laço de rosário. Cavaleiro que passá na meia-noite de sexta-feira, já sabe: o tarzinho amunta na garupa e garra a fazê cosca que dexa um vivente por nada. O gosto do saci é amuntá e judiá dos animar no pasto, galopeano e trançano a crina. O reméde é marrá um dente de áio no cedenho do cavalo. Im burro eles num munta: são tosado".

Monteiro, Jerônimo. "Retrato do saci". Folha de São Paulo.

São Paulo, 08 de julho de 1966.

Diante do que foi estudado em Língua Portuguesa na Educação 1, responda as questões propostas. Mas, antes, relembre o seguinte pensamento do autor Marcos Bagno ao refletir sobre o ensino de gramática na escola: “E não faltam casos de pais que protestaram veementemente contra professores e escolas que, tentando adotar uma prática de ensino de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com