TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instruções para escrever texto, que inclui a reconstrução da economia após a Segunda Guerra Mundial

Ensaio: Instruções para escrever texto, que inclui a reconstrução da economia após a Segunda Guerra Mundial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Ensaio  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Seu texto deve ter entre 3.000 e 3.500 caracteres, escrito com fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5. Não esqueça de colocar seu nome e sua turma.

Data de entrega: No dia de nossa prova. Impresso!

Os trechos reproduzidos abaixo, retirados e livremente traduzidos de Eichengreen (2000) servem de estímulo ao texto que será escrito. Não o use como única inspiração e, caso os cite, identifique a citação no corpo ou no fim de seu texto.

I. A União Européia de Pagamentos e a Comunidade Européia do Aço e Carvão eram apenas dois dos arranjos institucionais acordados entre os países voltados à abertura ao comércio internacional. Eles estavam alinhados às especificidades da economia européia e às suas necessidades sociais, e dialogavam com temores históricos precipitados pela experiência do continente no período entre-guerras, quando os acordos entre os países se mostraram efêmeros. Ao mesmo eram limitados pela proposta global a qual estavam vinculados, especialmente o GATT e o sistema de Bretton Woods.

II. O Bem Estar é maximizado quando capitalistas e trabalhadores concordam em abrir mão de ganhos imediatos em benefício de ganhos futuros. Trabalhadores diminuem suas reivindicações salariais em nome do lucro do capital, contanto que este seja reinvestido. Os capitalistas restringem o pagamento de dividendos para reinvestir seus lucros. Investimentos estimulam o crescimento, ampliando os futuros ganhos tanto ao trabalho quanto ao capital. (...) O caso holandês é exemplar, já que a Holanda considerava sofrer com um problema de superpopulação (sensação em parte derivada do retorno de muitos que estavam na antiga colônia Indonésia). A solução foi a moderação salarial e investimentos para a recuperação da competitividade internacional e para o crescimento da qualidade de vida. Entre 1947 e 1957, os preços aos consumidores e os ganhos dos trabalhadores cresceram nos mesmos níveis – 32 e 33 por cento, respectivamente – a despeito da produtividade ter crescido em 50% entre 1950 e 1954.

A partir dos trechos acima, escreva um texto que contemple a reconstrução da economia após a II Grande Guerra, considerando:

- O seu aspecto institucional. Para isso, identifique, a partir das hipóteses da Nova Economia Institucional (North), a relevância das instituições criadas após a II Guerra, seu funcionamento e porque diferiam do ambiente institucional internacional do período anterior à II Guerra;

- O aspecto doméstico, ou seja, o modelo adotado pelos países europeus para a reconstrução de suas economias e sociedades após a II Grande Guerra e a relação entre este modelo e a influência do pensamento de Keynes; e

- A relação entre eles, ou seja, entre a multinacionalização das empresas e da economia entre 1950 e 1973 (período de ouro do capitalismo) e a manutenção dos modelos de organização político-econômica dos países ocidentais.

Bibliografia:

BAUMOL, William, J., LANDES, David S. & MOKYR, Joel (Eds). The invention of enterprise: Entrepreneurship from ancient Mesopotamia to modern times. Princeton University Press, 2010;

EICHENGREEN, Barry (2000). Globalização do capital. Uma história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com