TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACTUALIZAR PLANEJAMENTO E IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO

Resenha: ACTUALIZAR PLANEJAMENTO E IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

O ATO DE PLANEJAR E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Irael Sócrates Hitler Ferreira Gomes*

O ato de planejar é exclusivo do ser humano, nenhum animal é capaz de planejar suas ações se não o homem um ser racional. Em todos os momentos de nossas vidas estamos agindo sobre aquilo que, de alguma forma já foi planejado; como por exemplo, o simples fato de acordar em determinada hora, tomar banho, ir à feira, trabalhar. Essas ações já foram planejadas em momentos anteriores. Na maioria das vezes executamos determinadas tarefas sem perceber o que é planejar e como se executa. Porém há algumas pessoas ou organizações que se utilizam de todos os recursos teóricos de um planejamento, é o caso dos planejamentos técnicos e sofisticados de uma usina atômica; o que se quer dizer com isso é que o ato de planejar seja ele por escrito, mental ou oralmente sempre esboça ações que buscam trazer bons resultados, independentemente de como se planeja.

Dessa forma entende-s que planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir (OLIVEIRA.2007, p.21).

Segundo Oliveira (2007) o ato de planejar exige alguns aspectos básicos a serem considerados, um primeiro aspecto é o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; para que o planejador as evidencie faz-se necessário fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende planejar, para assim traçar finalidades, metas ou objetivos daquilo que está mais urgente de se trabalhar.

Outros aspectos a serem considerados é a definição de objetivos claros e significativos em vista que estes são cruciais no planejamento, pois são eles que irão direcionar e determinar todas as etapas do ato de planejar. É a partir dos objetivos que conseqüentemente serão determinados os meios e os recursos possíveis, viáveis e disponíveis, ou seja, é a partir deles que serão expressadas as necessidades a serem superadas e de que forma combatê-las. E também decidirá sobre quanto tempo será disponibilizado para se obter êxito em cima desses objetivos, quais as etapas a serem superadas.

Não esquecendo que todo planejamento deve ser submetido a uma avaliação, visto que o ato de planejar tem como principal objetivo a "previsão de mudança daquilo que é real" (Oliveira, 2007). Esse tipo de avaliação deve ser minuciosa baseada nos aspectos científicos a serem considerados, tais como os que foram citados nos parágrafos anteriores; todo esse arcabouço de informações faz-se necessário para evitar que o planejamento não venha apresentar na sua elaboração e estrutura, pois se houver falhas complicará no processo de superação dos objetivos.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ato-de-planejar-e-a-importancia-do-planejamento-na-educacao-do-campo/18166/#ixzz3I2PqZOc3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com