TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE DE PALAVRIAR

Trabalho Escolar: ARTE DE PALAVRIAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

A ARTE DA PALAVRA

Dentro dessa filosofia, me vem em mente como é importante e proveitosa, a socialização desse ser humano através da "arte" enquanto recurso para a humanização do processo educacional. A união destas duas vertentes, arte e educação, proporcionam a prática verdadeira do que é declarado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no seu artigo 3.º, dos princípios e fins da educação nacional, respeitar, valorizar e garantir ao educando uma formação completa de conteúdos práticos em sua existência.

A arte humaniza, e se ela humaniza, precisamos mais do que nunca, da sua utilização no meio educacional e mais ainda na sociedade de modo geral. Pois se temos consciência de que a educação é a base estrutural, juntamente com a família, de uma sociedade plena, também temos consciência de que precisamos, cada dia mais, de pessoas comprometidas com o tema da humanização dos indivíduos. Humanizar no sentido completo e pleno da palavra. Mais do que oferecer aos indivíduos condições de vivência, de sobrevivência, dar a eles a oportunidade de serem quem realmente são, com toda a sua individualidade e peculiaridades.

Muito antes de ler e escrever, o homem se comunicava por meio de desenhos e pinturas que realizava em paredes de pedras no interior de cavernas. Nessa época ele manipulava formas, gestos, sons e cores não só para dar sentido a algo, como também para se comunicar uns com os outros. Na escola há o espaço destinado à alfabetização, à apropriação da palavra escrita e oral. Quando lemos a palavra livro, temos a sua grafia, seu som e o seu conceito. É projetado em nossa mente sua imagem, seu significado. O sentido que damos à palavra e à imagem ocorre por meio de uma variada rede de relações afetivas, conceituais, cognitivas que articulamos diante delas. Se a aprendizagem ocorre pelos sentidos, a disciplina de arte é a única que verdadeiramente se concentra no desenvolvimento de experiências sensoriais e é assim que a criança vai construindo suas relações com o mundo. Por meio da arte, podemos compreender culturas, reler não o mundo como o nosso particular, de tornar a aprendizagem significativa e a de atribuir significado ao que se lê e ao que se escreve. Este percurso vai sendo construído antes mesmo da criança entrar na escola. Portanto, o presente artigo, ainda que timidamente, tenta demonstrar a importância que a arte possui na vida de quem está sendo alfabetizado e de quem está alfabetizando. Para tanto, exemplificaremos por meio de duas atividades plásticas realizadas nas aulas de arte com alunos dos anos iniciais (3º Ano C) da Escola Municipal Elpídio Reis (Campo Grande-MS) e professores alfabetizadores da mesma escola, em uma parceria com o MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul Nelly Martins), demonstrando como a arte se faz tanto desejável como realmente necessária, tornando o processo de aprendizagem significativo para a criança e para o professor.

O ensino de língua portuguesa já sofreu uma série de mudanças ao longo dos anos, mas, hoje, mais do que nunca, é preciso repensar o papel do ensino da língua na universidade, a fim de que se possa ter um profissional ciente das questões gramaticais que envolvem um texto e apto a escrevê-lo com coesão e coerência. O aprendizado da nomenclatura dos elementos da língua acontece a partir da 3ª

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com